Um simulado de acidente com múltiplas vítimas foi realizado na BR-367, em Eunápolis, nesta sexta-feira (1°). A ação, coordenada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), teve como objetivo fortalecer a capacidade de resposta a situações de risco.
O exercício abordou um cenário complexo envolvendo um acidente com um caminhão de combustível, um caminhão de amônia, um ônibus escolar e dois carros de passeio. Além disso, a simulação incorporou uma média de 40 vítimas, agravando a complexidade do cenário.
A ação contou com a participação de representantes de diversas instituições, incluindo o SAMU, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Defesa Civil, Guarda Municipal, Trânsito Municipal e estudantes de medicina.
“O objetivo principal foi simular o salvamento de vítimas em condições que replicassem fielmente as complexidades de um acidente com essa variedade de veículos e número expressivo de vítimas, contribuindo significativamente para o aprimoramento das equipes de resposta a emergências”, frisou a coordenadora do SAMU, Sônia França.
O simulado foi realizado em um trecho da rodovia que precisou ser temporariamente interditado. A ação durou cerca de duas horas.
Ao final do exercício, os participantes receberam certificados de participação.
Por: Vida Diária/RN
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.