A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca iniciou a 1ª etapa de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa no município, no dia 1º de maio. A Campanha segue até o dia 31 de maio, e para que o produtor possa declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho, deve procurar o escritório de atendimento da ADAB.
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em parceria com a Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca de Mucuri, inaugurou em 2022 para oferecer orientação e apoio aos produtores da região. Em Itabatã, o escritório funciona na Subprefeitura de 7h às 13h, sem intervalo, contando sempre com a presença de um técnico agrícola que realiza o suporte necessário.
Segundo a Secretaria de Agropecuária, no território do município de Mucuri, há aproximadamente 366 propriedades, e quase todas realizaram a declaração da vacina. Sendo importante que todos se empenhem com a vacinação do rebanho, pois a Febre Aftosa é uma das doenças infecciosas mais contagiosas dos animais, causada por um vírus, que acomete bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.
Esta doença pode acometer rapidamente criações inteiras, se dissipando pelo contato entre animais doentes e susceptíveis, e pode contaminar o solo, água, vestimentas, veículos, aparelhos e instalações. O vento pode transportar o vírus. Por isso a vacina é essencial, para livrar o rebanho da contaminação.
Em Mucuri, de acordo com levantamento feito pela Secretaria de Agropecuária, existem 44.170 cabeças de gado registradas e cerca de 366 produtores registrados oficialmente. Vale destacar que as equipes estão trabalhando constantemente para a formalização de outros produtores.
O escritório da ADAB em Mucuri também realiza a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) que permite o trânsito do rebanho, declaração de vacinas diversas e apoio ao produtor. Para essa Campanha contra Febre Aftosa, a equipe orienta que o produtor envie a geolocalização da sua propriedade, a fim de que a ADAB consulte as coordenadas geográficas e prossiga com os trâmites legais.
A localização da sua propriedade pode ser enviada para o número (73)99949-6447, via WhatsApp, conforme descrito na imagem abaixo:
Por: Vida Diária/ASCOM
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.