Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) vem promovendo, ao longo do mês, oficinas multidisciplinares em escolas da rede estadual para debater temas relacionados ao bem-estar e à saúde mental. Conduzidas por psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas, as atividades têm reunido estudantes, professores, gestores e familiares em momentos de reflexão, diálogo e cuidado coletivo.
O Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaias Alves, em Salvador, por exemplo, recebeu, nesta terça-feira (23), a oficina “Setembro Amarelo”, que contou com a participação de alunos. Já o Colégio Estadual Sete de Setembro, também em Salvador, irá receber, nesta quinta-feira (25), a oficina “Um olhar multiprofissional sobre o Setembro Amarelo”, para discutir sobre a importância da saúde mental junto a toda a comunidade escolar.
A campanha, realizada por meio do Programa de Atenção à Saúde e de Valorização do Professor e do Trabalhador (PASVAP), tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população, em especial a comunidade escolar, a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.
Conscientização
No início do mês, a SEC também realizou uma campanha interna de sensibilização na sede do órgão, no Centro Administrativo, e promoveu ações como a doação de sangue em parceria com o Hemoba, além de ginástica laboral, treinamento funcional, palestras e transmissões ao vivo sobre a valorização da vida.
Com essa programação, a secretaria reforça o compromisso de fortalecer espaços de escuta, acolhimento e promoção da saúde mental, ampliando a conscientização sobre a importância do cuidado com a vida em toda a rede estadual de ensino.
Por: Vida Diária/O Sollo
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.