tag  

Teixeira de Freitas, 19 de abril: Devido ao aumento alarmante do número de casos confirmados de Coronavírus em Teixeira de Freitas registrados na última semana, o funcionamento do comércio na cidade pode ser interrompido novamente, já que muitas empresas e população não estão cumprindo com as regras emitidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Muito o que se viu foram lojas não taxando o número de pessoas dentro do estabelecimento, longas filas sem obediência ao distanciamento de um indivíduo para o outro, inúmeras pessoas transitando sem o uso de máscara nas ruas da cidade e muito mais.

Com isso, na manhã da última sexta-feira (17), houve uma reunião do SINDEC (Sindicato dos Empregados no Comércio) com as equipes de frente ao combate do Covid-19 no município, ocasião em que foram levantadas diversas sugestões. O presidente do SINDEC, Gilvane dos Santos Dias, emitiu o seguinte comunicado através de áudio, confira abaixo:

 

“Gostaria de informar que estive reunido com a Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, equipe epidemiológica, procurador do município e algumas entidades que se fizeram presentes. Estão se falando em fechamento do comércio, e, de fato, há qualquer momento vai haver a necessidade de fechar, eles fizeram algumas propostas, as quais estão sendo analisadas e, posteriormente, sendo analisadas e, posteriormente, serão discutidas em uma nova reunião. Disse que alguns empresários não estão cumprindo com as normas de prevenção com os seus colaboradores e clientes, estamos trabalhando com o intuito de, se o comércio permanecer aberto, que os órgãos competentes fiscalizem junto com o SINDEC para garantir a saúde de todos. Dentre as sugestões, destacamos:

-Limitar o acesso do cliente nas empresas de acordo com a estrutura de cada estabelecimento (inclusive supermercados, farmácias, açougue, padarias, etc), controlando o acesso de entrada e permitir a entrada se a pessoa estiver usando máscara;

-Manter uma pessoa para orientar sobre as regras e permitir o acesso se as pessoas estiverem respeitando o distanciamento na fila;

-Disponibilizar álcool 70, pia com lavatório, sabão e papel toalha na entrada e na saída do estabelecimento, passando pelo processo de higienização;

-O estabelecimento não poderá funcionar se os funcionários e a administração não estiverem usando máscara e em cada posto de trabalho não for disponibilizado álcool gel 70 para os funcionários;

-Fixar cartazes com orientações sobre o Covid-19 na parte interna e externa e em locais bem visíveis para clientes e funcionários. Empresas que prestam serviço com caixas de som devem utilizar os meios para as informações a cada 15 minutos.

 

Lembrando que o prazo de adaptação é de 72 horas, a partir da publicação do decreto, para as empresas já colocarem em prática, com ampla divulgação das regras pelos meios de comunicação local (rádios, televisão, jornais, sites, carro de som e mídias digitais em geral). A empresa que não cumprir as normas estabelecidas terá o seu alvará cassado até comprovar a adaptação das regras.

Estas são as sugestões do Sindec para a secretaria de saúde, na pessoa do secretário Hebert (Chagas)”, finalizou o presidente do sindicato.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo