Itamaraju: Realizada em Itamaraju durante os dias 6 e 7 de julho, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. A abertura do evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do prefeito Marcelo Angênica e vice Téa, Vice-prefeito do município de Itabela Gedalvo Oliveira, secretariados e população.
Com o tema: Garantia de Direitos e Fortalecimento do SUAS, a plenária contou com a presença do palestrante Rodrigo Alves da Silva – conselheiro estadual da criança e do adolescente e conselheiro estadual da assistência social da Bahia. A mesa foi composta pela presidenta do conselho municipal de assistência social Caiter Suely, secretária municipal de desenvolvimento social Fabiana Angênica, trabalhadores do SUAS, usuários do SUAS, representantes do legislativo e sociedade.
A Conferência Municipal é um espaço amplo e democrático de discussões e articulações coletivas, visando à construção de propostas e estratégias de organização para melhor atender a população. Reunindo governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Assistência social – SUAS, tem como objetivos, avaliar a política de assistência social e definir diretrizes para o aprimoramento do sistema único de assistência social que ocorrem em âmbito municipal, estadual e federal.
O palestrante Rodrigo Alves falou do momento de crise política e financeira vivenciado no país, onde diversas perdas de direitos que têm assolado a população, provocando medo e incerteza diante do futuro, “através da conferencia é possível ouvir e conhecer os anseios da população e juntos discutir e estruturar as políticas de fortalecimentos do SUAS, as deliberações constituídas ajudam a conquistar muitos direitos que só é possível por meios do processo participativo e condizente com a realidade e demandas da população”encerrou.
Durante o decorrer da sexta-feira (07), os debates aconteceram no Centro de Evangelização São Cosme e São Damião, o público dividido em salas, elaboraram propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual na cidade de Salvador. O município de Itamaraju terá representatividade de três delegados eleitos, a IX Conferência Municipal contou com 4 eixos:
1º Proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
2º Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
3º Acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia dos direitos socioassistenciais.
4º A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Por: Andressa Lima/ Henrique Peixoto.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.