Mucuri, 04 de maio: Nesta quarta-feira (04), a Suzano realizou um delicioso café da manhã para o lançamento da 2ª turma do Programa Semear (Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Micro e Pequenos Fornecedores), criado em parceria com o Sebrae. Trata-se de uma ação voltada para a qualificação dos fornecedores da Suzano do Extremo Sul da Bahia.
O evento ocorreu na unidade da multinacional em Mucuri, que foi a primeira da Suzano a desenvolver o projeto (em dezembro de 2019).
A primeira turma do programa concluiu a sua formação em 2020, atualmente o Semear também é desenvolvido nas unidades da Suzano dos estados do Maranhão e Espírito Santo.
A previsão é de que essa segunda turma conclua em agosto deste ano, período em que completa 04 meses de formação.
Segundo Daniela Datrino Camargo, líder de gestão de suprimento da Suzano e uma das idealizadoras do programa, “o Semear é uma parceria da Suzano com o Sebrae, um programa voltada ao desenvolvimento do fornecedor local, temos um propósito de evoluir a nossa cadeia de valor, e, por isso, faz total sentido do Semear na Bahia. Hoje, iremos trazer um novo propósito do programa, com uma agenda diferente da primeira turma, vamos falar sobre objetivos de desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, diversidade e inclusão, tem também uma questão sobre agenda financeira, dando todo o apoio para o nosso fornecedor, para atuar na gestão de sua empresa e muito mais. Hoje, estou aqui representando os fornecedores do setor de logística”.
De acordo com Carolina de Araújo, gerente de logística geral da Suzano Bahia, “o Semear trabalha com o desenvolvimento desses pequenos e micro transportadores que atuam conosco para dar sustentabilidade a nossas operações. Ou seja, eles entendem como a governança funciona, cumprimento de acordo coletivo, garantir que os motoristas e colaboradores estejam engajados nos propósitos da Suzano, esperar que esse abastecimento flua da melhor forma possível e que eles possam crescer e se desenvolver conosco”.
Antes do Semear, a Suzano também já desenvolveu o programa Hexatrem, o qual também é operado por pequenos e micro transportadores, ele ocorreu em 2019, com a primeira turma. “Temos um total de 13 empresas que hoje operam conosco também no Hexatrem”, concluiu Carolina.
Sempre presente em ações como essa, o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, ressaltou a importância do órgão nessa parceria: “O Sebrae, desde a primeira edição, está vinculado a Suzano, através dessa importante ação que é o Semear. O Sebrae vem trazendo ações como: custos e informações sobre os preços de vendas, planejamento estratégico, reflexões aos empresários e muito mais. Temos uma satisfação muito grande em saber que esse programa foi para o Brasil, estou muito feliz de poder contribuir com as micro e pequenas empresas aqui de Mucuri”, disse ele.
Por: Vida Diária/Robson Dias e Mírian Ferreira
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.