A Oficina Crescer sem Violência faz parte do Programa Agente do Bem da Suzano, e envolveu 54 profissionais de órgãos públicos e do terceiro setor
Cerca de 54 profissionais de Mucuri concluíram um curso de formação para implementação da metodologia do Projeto Crescer sem Violência, envolvendo instituições que atuam com a garantia dos direitos do público infanto-juvenil, como Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, de Educação, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Associação Golfinho, entre outros. A formação é uma iniciativa da Suzano, por meio do programa Agente do Bem, realizada em parceria com a Prefeitura de Mucuri e com apoio técnico da Childhood Brasil e Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.
Mucuri foi o primeiro município a receber a iniciativa, que será levada a oito outras cidades brasileiras em estados que a Suzano atua como Bahia, Espírito Santo, Maranhão, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará. A formação tem como objetivo fortalecer a atuação da Rede de Proteção na Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente para atuar na prevenção e no enfrentamento à violência, em especial as violências sexuais, contra esse público.
Foram abordados temas como direitos sexuais e reprodutivos, violências sexuais, fluxos de encaminhamento de casos, entre outros, em 19 horas de formação on-line. Os encontros foram mediados pelo Canal Futura da Fundação Roberto Marinho entre os dias 12 e 16 de setembro.
“A partir de iniciativas como esta podemos contribuir para a capacitar educadores e profissionais dos órgãos e instituições que lidam com a temática da violência sexual infantil. É uma ação importante e o apoio da Suzano é fundamental para que os profissionais do nosso município, e também de outros estados, estejam aptos a encaminhar o assunto da melhor maneira, de forma a oferecer apoio e proteção para esse público”, explica o secretário de Assistência Social do município de Mucuri, Nodje Walter Neiva Diamantino.
“Nosso intuito com essa formação é contribuir para o fortalecimento da Rede de Garantia de Direitos das crianças e adolescentes do Município de Mucuri, trazendo-os para uma semana de discussão e aprofundamento dos temas importantes para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. Atuamos ainda, através do Programa Agente do Bem, no engajamento de nossos colaboradores próprios e terceiros, para juntos avançarmos na prevenção e enfrentamento à violação de direitos nos territórios de influência da Suzano, especificamente na contribuição para a proteção das crianças, adolescentes e mulheres” destaca Andreone Souza, Consultor de Desenvolvimento Social da Unidade Mucuri.
Agente do Bem – O Programa Agente do Bem tem como foco sensibilizar, conscientizar e engajar colaboradores e stakeholders da Suzano para o enfrentamento da violência contra crianças, adolescentes e mulheres. Em apoio a esse programa, a Suzano aderiu, mais uma vez, ao “Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras”. O Pacto lançado pela Childhood Brasil propõe um conjunto de ações intersetoriais, mobilizando governos, empresas e sociedade civil para uma atuação mais ampla e eficaz de prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
Por: Vida Diária/Ascom
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.