Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Educação, comemorado em 24 de janeiro, a Suzano reforça seu compromisso de contribuir com a melhoria da qualidade da educação nos territórios em que atua. O Programa Suzano de Educação (PSE) está presente em 29 municípios nos cinco estados onde a empresa atua (BA, ES, MA, MS e SP) e tem como meta ampliar em 40% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2030.

O IDEB, atual indicador que mede a qualidade da educação básica no Brasil,  varia de 0 a 10 e é  calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O objetivo do PSE é investir no aperfeiçoamento da qualidade do ensino público, por meio da qualificação profissional dos educadores e da participação social.

A metodologia parte de um diagnóstico educacional e da priorização de desafios comuns de grupos de municípios que integram os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE), e que juntos constroem soluções para a melhoria da educação no território. Os resultados do último ciclo do IDEB, divulgados no final de 2022, revelam que os municípios atendidos pelo programa no Espírito Santo e na Bahia alcançaram a evolução prevista pelo PSE para o período, pontuando em 5,3 e 4,5, respectivamente.

Criado em 2020, o Programa Suzano de Educação é realizado em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e Comunidade Educativa CEDAC, e atua de forma conjunta com secretarias de educação, saúde, assistência social, escolas, estudantes, famílias e comunidades para enfrentar os desafios educacionais.

No Espírito Santo, os municípios contemplados pelo PSE são Aracruz, Conceição da Barra, Ibiraçu, Montanha e São Mateus, enquanto na Bahia o programa abrange os municípios de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado.

“Nossa expectativa, para este ano é dar continuidade à implementação do programa nos territórios, com foco nos desafios priorizados pelos arranjos, fortalecendo sua governança e apoiando os gestores educacionais na execução de ações previstas no planejamento estratégico. Com os grupos intersetoriais, atuar na consolidação das redes de proteção pautando as políticas públicas de garantia de direitos e na busca de uma gestão democrática”, observa Vanessa Espíndola, gestora do Programa Suzano de Educação.

 

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo