Atendendo a um antigo anseio da advocacia e da sociedade local, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) instalou, em Teixeira de Freitas, a primeira Vara de Família, Sucessões, Órfãos e Interditos. A nova unidade está localizada na Rua Eleosippo Cunha, Bela Vista, nº 5, anexa aos Juizados Especiais do município.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades do Judiciário, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) e de representantes do poder público. Entre os presentes, esteve o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins, o diretor tesoureiro da OAB-BA, Daniel Moraes, e o presidente da OAB Teixeira de Freitas, Ali Abutrabe Neto.
Daniel Moraes destacou que a instalação da Vara de Família é resultado de um esforço coletivo iniciado em 2019 pela subseção local da OAB. "Essa conquista demonstra que o trabalho conjunto entre a advocacia e o Judiciário pode trazer avanços significativos para a prestação jurisdicional", afirmou. Ele também ressaltou o compromisso da presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, que, em diversas ocasiões, esteve no TJBA para reforçar a necessidade da unidade.
O presidente da OAB Teixeira de Freitas, Ali Abutrabe Neto, celebrou a criação da nova unidade, enfatizando a importância da especialização na tramitação dos processos da área de Família e Sucessões. "Com a nova Vara, os processos que antes tramitavam na Vara Cível agora terão uma estrutura específica, garantindo maior celeridade e eficiência na resolução dos casos", afirmou.
Atualmente, a comarca de Teixeira de Freitas conta com cerca de quatro mil processos na área de Família e um total de oito magistrados distribuídos em sete Varas Judiciais: duas cíveis, duas criminais, uma de execução penal, uma de infância e juventude e, agora, uma de Família.
A presidente do TJBA, desembargadora Cynthia Resende, ressaltou que a nova unidade contribuirá para a melhoria imediata na prestação dos serviços da Justiça no município. "Teixeira de Freitas está em constante crescimento, e a instalação desta Vara é um marco significativo para a sociedade e para os profissionais do Direito que atuam na região", afirmou.
O evento também contou com a presença do corregedor-geral do TJBA, desembargador Roberto Maynard Frank; do desembargador Nilson Castelo Branco; do chefe de Gabinete da Prefeitura, Henny Aramuni; do promotor de Justiça Gilberto Ribeiro de Campos, coordenador local do Ministério Público; da defensora pública Janaína dos Santos Araújo, coordenadora Regional de Teixeira de Freitas; e do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jônatas Santos.
Por: Vida Diária/TJBA
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.