Teixeira de Freitas: Com o intuito de incentivar a arte artesanal e difundir a cultura local, iniciou nesta quinta-feira (30), a I Feira de Artesanato de Teixeira de Freitas, na Praça da Prefeitura. Trata-se de um evento organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Prefeitura Municipal, em parceria com diversas associações e instituições da cidade, como a ONG PASPAS, Associação Pestalozzi, UNEB, UFSB e muito mais. A programação do evento irá até domingo (03), com exposição de produtos reciclados e variadas atividades culturais.
Segundo Isabel Zanúncio, chefe da divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, essa primeira Feira é importante, pois “estimula a participação dos artesãos do município, possibilitando conhecer o trabalho deles e agregando valor ao artesanato, e contribui para a sustentabilidade do planeta, reaproveitando resíduos descartáveis de madeira inadequada.
Com isso, estará reduzindo a poluição ambiental”, justifica Isabel, que espera mais edições para o projeto. Uma das instrutoras, Flávia Mendes, falou sobre a importância de reciclar o suposto “lixo”, porque diversas obras de arte podem ser feitas a partir de garrafas pet, embalagens, papelão, papéis, etc. Por exemplo, Flávia desenvolveu a produção de joias sustentáveis produzidas a partir de garrafas pet e embalagens de xampu. Outra participação importante foi de estudantes da UFSB que fizeram um trabalho de divulgação da coleta de resíduos perigosos à população e ao Meio Ambiente.
A programação iniciou, nesta quinta (30), às 16h, com a apresentação de balé dos alunos da Casa da Cultura e com a encenação do grupo CEVITI-UNEB, sob o título “Reisado das Ciganas e Ciranda do Menino Deus”. Nos outros dias, segue com diversas atividades culturais e importantes para valorização da cultura popular, como, por exemplo, roda de capoeira, voz e violão, apresentação de dança, peças teatrais, dentre outros.
Na Feira, a pessoa poderá encontrar todo tipo de produtos reciclados, como: sofá, joias de material sustentável, panos de prato, cadeiras, mesas, bonecas de pano e muito mais. Nesta sexta (01), a programação começa às 13h. Prestigie esse grande evento, Teixeira merece o seu incentivo. Aprecie a arte popular!
Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.