Teixeira de Freitas realiza o 1º Fórum de Autodefensores da Associação Pestalozzi

Na última sexta-feira (16), Teixeira de Freitas foi palco de um momento histórico para a inclusão e protagonismo das pessoas com deficiência. No auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), aconteceu o I Fórum de Autodefensores da Associação Pestalozzi, reunindo autoridades, representantes municipais, estudantes, familiares e membros da comunidade.

Teixeira de Freitas realiza o 1º Fórum de Autodefensores da Associação Pestalozzi

O evento, organizado pela Associação Pestalozzi em parceria com o Movimento Nacional Pestalozziano de Autodefensores (MONPAD), teve como objetivo principal dar voz e representatividade às pessoas com deficiência. A coordenadora Rosiane Araújo destacou a importância do fórum como um espaço de diálogo e empoderamento:

“Esse é o primeiro fórum de autodefensores para dar voz às pessoas com deficiência. O evento foi muito gratificante para a Associação Pestalozzi e para o MONPAD. Tivemos a presença de autoridades, representantes da Secretaria de Educação e Assistência, além de famílias e estudantes. Nosso lema é ‘Nada Sobre Nós, Sem Nós’, e o objetivo é garantir que eles falem por si, que tenham voz e protagonismo.”, afirmou Rose Araújo.

Teixeira de Freitas realiza o 1º Fórum de Autodefensores da Associação Pestalozzi

Durante o evento, os participantes puderam acompanhar apresentações de coreografias feitas por eles mesmos, através da Oficina de dança e expressão corporal realizada na Associação Pestalozzi, além da participação da Banda Nova Flor, que abrilhantou o encontro.

Teixeira de Freitas realiza o 1º Fórum de Autodefensores da Associação Pestalozzi

A presidente da Associação Pestalozzi, Maria Luiza Dall’Orto, também reforçou a importância do fórum, destacando o legado histórico da instituição:

“Estamos comemorando 100 anos da fundação do movimento Pestalozzi, criado por João Henrique Pestalozzi, que acreditava na necessidade de oferecer autonomia às pessoas com deficiência. E hoje, com este fórum, mostramos à sociedade que elas estão preparadas para assumir essa autonomia.”

O evento foi celebrado não apenas como um marco para a inclusão, mas como um espaço de reconhecimento, onde as pessoas com deficiência puderam expressar suas opiniões e vivências.

Teixeira de Freitas realiza o 1º Fórum de Autodefensores da Associação Pestalozzi

“O fórum foi muito importante para mim. Trabalhamos juntos, buscamos, e foi tudo perfeito. Esse fórum foi muito pedido e, graças a Deus, aconteceu com sucesso”, celebrou Alan Sena um dos assistidos da Pestalozzi.

O I Fórum de Autodefensores reafirma o compromisso da instituição em promover o protagonismo das pessoas com deficiência, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e respeitadas. O lema “Nada Sobre Nós, Sem Nós” reflete o propósito do movimento: inclusão com dignidade e respeito.

Teixeira de Freitas realiza o 1º Fórum de Autodefensores da Associação Pestalozzi

Teixeira de Freitas realiza o 1º Fórum de Autodefensores da Associação Pestalozzi

 

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo