Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas!”, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Cultura, promoveu na manhã desta quarta-feira, 6 de agosto de 2025, o 1º Congresso Municipal das Mulheres — um marco histórico na no município.
O congresso aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera, com ampla participação da comunidade. A programação foi marcada por uma roda de conversa e uma palestra de encerramento, que proporcionaram momentos de escuta ativa, compartilhamento de experiências e construção coletiva de políticas públicas voltadas às mulheres.
Roda de Conversa: Vozes que constroem transformação
A roda de conversa reuniu representantes de diversas áreas do poder público e sociedade civil: Marielly Renor – Assistente Social e Diretora da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Promoção Social e Cultura; Evaneude da Rocha Jesus Bomfim – Chefe da Divisão do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); Juliana Micheletti – Representando a Secretaria Municipal de Educação; Alex José Figueiredo de Almeida – Chefe do Cerimonial da Prefeitura; Claudia Melgaço de Oliveira – Sargento da Polícia Militar da Bahia, com 26 anos de atuação e integrante da rede de proteção à mulher; Dra. Valéria Fonseca Chaves – Delegada Titular da DEAM de Teixeira de Freitas, com 16 anos de atuação na segurança pública, e substituta em Lajedão; Ednalva Morais Souza – Presidente do Conselho Municipal da Mulher.
Cada participante trouxe reflexões e experiências sobre os desafios enfrentados pelas mulheres nas mais diversas esferas: da assistência social à segurança pública, da educação à atuação institucional.
Durante o evento, houve também a palestra da Dra. Mariana Tripoide, advogada feminista, professora e fundadora da Escola Brasileira de Direitos das Mulheres (EBDM).
Um passo importante rumo à equidade
O 1º Congresso Municipal das Mulheres surgiu com o propósito de fortalecer a participação feminina nos espaços de decisão e fomentar o debate sobre os direitos das mulheres, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.
Em um cenário em que a representatividade feminina ainda é um desafio, um espaço fundamental para o diálogo, o incentivo à presença das mulheres na política, nas instituições públicas e nos movimentos sociais.
Por: Vida Diária/Ascom
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.