Na última terça-feira, 5 de agosto, Lucas Pereira Batista, conhecido como “Bilu”, de 23 anos, se apresentou espontaneamente à equipe do Núcleo de Combate aos Crimes de Homicídios (NCCH) da Delegacia Territorial, acompanhado de seu advogado. Ele era alvo de mandado de prisão temporária por envolvimento no homicídio de Bruno Gonçalves Prates, ocorrido em 5 de fevereiro de 2025.
Lucas estava foragido desde a deflagração da Operação “Profeta Issa”, realizada pelo NCCH com apoio das equipes do CATTI/ES e dos Setores de Investigação (SI) das delegacias de Teixeira de Freitas e Itamaraju (BA). Durante a ação, o suspeito conseguiu escapar da abordagem policial. Após a divulgação de sua identidade e da ordem de prisão, decidiu se entregar às autoridades.
Com o cumprimento do mandado, ele foi encaminhado à carceragem da delegacia, onde já está detido seu comparsa, Tiago Arruda Ferreira, de 27 anos. De acordo com as investigações, os dois seriam os executores do crime, supostamente a mando de um dos líderes do tráfico de drogas local. A motivação estaria ligada a disputas por território na zona leste da cidade.
Ambos seguem presos à disposição da Justiça. A prisão temporária tem duração inicial de 30 dias, podendo ser prorrogada por igual período. Caso haja necessidade, a autoridade policial responsável pelo inquérito poderá solicitar a conversão da prisão temporária em prisão preventiva, que não tem prazo determinado e depende de decisão do Poder Judiciário.
Por: Vida Diária/BES
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.