Teixeira de Freitas, 07 de julho: Teixeirense com superdotação (alto Quociente de Inteligência - QI) esteve no programa Vida Diária no último sábado (06), e nos contou um pouco de sua história. Ele acaba de integrar ao grupo seleto da Mensa, organização internacional que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais em todo o mundo, que está presente em mais de 100 países. O nome dele é Gabriel Luz de Malta tem 29 anos, nasceu em Teixeira e morou anos em Medeiros Neto, onde seu pais estão até hoje, e retornou depois de adulto, hoje é policial militar, está no último ano do curso de Odontologia pela Faculdade Anhanguera e é fotógrafo.
Gabriel disse que fará parte de um grupo com 150 mil pessoas no mundo e 3 mil no Brasil. Para ser admitido na Mensa, precisa ter um QI acima de 130, sendo que a média padrão de pessoas inteligentes gira em torno de 70 a 80. “Acredito que eu seja o primeiro no extremo sul da Bahia”, disse ele.
Saiba um pouco sobre a Mensa: é uma organização presente em cerca de 100 países, sendo que em 40 desses possui estrutura formal, na forma de organização sem fins lucrativos. É representada mundialmente pela Mensa International (www.mensa.org) e no Brasil pela Associação Mensa Brasil (www.mensa.org.br). Possui como missão a) identificar e fomentar a inteligência humana para benefício da sociedade; b) incentivar pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência e c) fornecer um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus membros. A Mensa se propõe a cumprir tais objetivos por meio de seus programas, tais como os SIGs (grupos de debate e pesquisa sobre assuntos variados) e o Sight (de troca cultural entre membros que estejam em viagem por todo o mundo) e ainda por meio da Fundação Mensa (prêmios e bolsas para fomentar usos da inteligência em benefício da sociedade).
Além disso, Gabriel Malta descobriu há um tempo que é autista, com isso, ele passou a trabalhar em prol de ajudar as famílias atípicas, principalmente, mães com seus filhos especiais, realizando um belo trabalho social. E com suas habilidades ele também vem conseguindo desenvolver um trabalho diferente frente a parte inteligente da PM.
Dentre as características de um superdotado, a Mensa Brasil destaca o alto grau de curiosidade, vocabulário avançado para a idade, liderança e autoconfiança, grande interesse por um assunto e especial dedicação a ele, ótima memória, alfabetização precoce, criatividade, habilidade para adaptar ou modificar ideias, dentre outras.
É muito bom ter um teixeirense fazendo parte de um grupo composto por pessoas com altas capacidades intelectuais.
Por: Vida Diária/Robson Dias e Mírian Ferreira
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.