O Procon-BA divulgou nesta quarta-feira, 15 de março, uma lista com as empresas que mais foram alvos de reclamação na Bahia no período de 01 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2016. Dentre as campeãs no Cadastro de Reclamações Fundamentadas, está a EMBASA, em primeiro lugar, seguida da Oi, que aparece duas vezes na lista, com internet e telefonia, também Casas Bahia, Insinuante e COELBA.
Nossa equipe conversou com alguns usuários da Oi em Teixeira de Freitas e ouvimos diversos relatos absurdos sobre o serviço da empresa. David Loyola, morador da cidade, contratou, junto com sua família, o pacote chamado de "Oi Total", que a empresa alega fornecer internet (Velox), telefonia e TV. Segundo David, não houve o serviço fornecido da forma divulgada pela empresa.
Ainda de acordo com o consumidor, a internet deveria ser de 5 mega, mas apresenta muita lentidão e o serviço telefônico tem chiado. No entanto, o pior dos problemas ocorreu com a TV que eles contrataram com a promessa da empresa de 200 canais, "mas quando foram instalar disseram que não seriam 200 canais de TV, mas 50 de canais abertos, 50 de canais fechados e mais de 100 canais de rádio", disse o consumidor indignado. Ele ainda ligou para desinstalarem a antena e a empresa queria cobrar R$ 800,00 de multa. Ele, então, procurou a justiça para relatar as propagandas enganosas da empresa.
Klenze Santos Soares Leite, também relatou problemas com a Oi, como a velocidade da internet, recarga nos telefones móveis e a conta fixa. Um dos primeiros problemas dela foi quando a empresa ofereceu o aumento da velocidade da internet. Ela aceitou e acabou ficando alguns dias sem internet. Ela, então, fez a denúncia junto a Anatel e a Oi resolveu cancelar o número fixo de Klenze, alegando inviabilidade para fornecer a nova velocidade de internet no endereço que ela morava.
Quando Klenze mudou de casa houve outro problema, "pedi para fazer a transferência do meu fixo e eles demoraram quase 20 dias para fazerem a ligação", e só realizaram o serviço após ela dizer que iria fazer nova denúncia. Agora, a consumidora passa por novo problema com a Oi, pois a empresa ofereceu novo pacote à cliente e, em vez de melhorar o serviço, bloqueou a internet, não forneceu o identificador de chamada prometido e bloqueou o serviço de telefonia fixa.
Além da Oi, a empresa Vivo também recebe várias queixas na cidade e aparece na lista do Procon em 22° lugar das mais reclamadas. Dieggo Souza, que usa o serviço de telefonia móvel, disse que "recarrego toda semana e os saldos somem", além de fazerem o cadastro indevido dele em promoções que ele não solicitou. A Vivo também tem reclamações a respeito da falta de sinal, chegando a ter relatos de consumidores que ficaram dias com o sinal fora do ar e, algumas pessoas, costumam ter o celular aparentando ter sinal, mas quando liga dá "fora da área de cobertura". O cliente disse que apenas reclama com a própria empresa, com o número fornecido por eles, para atendimento telemarketing.
Maria Moreira reclamou das lojas que vendem produtos de eletrodomésticos, como a antiga Ponto Frio que se uniu a Casas Bahia, por mau atendimento. Além disso, ela teve problemas com a Ricardo Eletro, 8º colocada na lista do Procon, que ofereceu a ela um cartão de crédito, dizendo que "seria gratuito, e hoje eu pago duas taxas de anuidade, que chegam a quase R$ 30,00 mensais", relatou.
Por: Vida Diária/Petrina Nunes
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.