Nesta segunda-feira 8, cidades do Extremo Sul da Bahia acionaram alerta devido a um forte temporal que assola a região desde o fim de semana. Porto Seguro, renomado polo turístico, registrou mais de 75 milímetros de chuva em menos de 24 horas, segundo dados da Defesa Civil.
Deslizamentos de terra e alagamentos atingiram diversos bairros, causando prejuízos e desabrigando pelo menos três famílias, enquanto outras duas foram desalojadas. A assistência social está mobilizada para apoiar essas famílias ao longo dos próximos seis meses.
O povoado de Monte Alegre, pertencente a Guaratinga, enfrenta um cenário crítico com a subida de cerca de cinco metros do rio Buranhém, encobrindo uma ponte vital para a ligação entre a sede e a zona rural. Eunápolis, alerta de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também enfrenta a preocupação com as chuvas intensas.
O Inmet aponta que a situação era esperada, atribuindo-a à prevalência de sistemas meteorológicos típicos do verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a possível formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Por: Vida Diária/SN
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.