Teixeira de Freitas, 1º de fevereiro: A equipe do Vida Diária esteve presente, nesta quinta-feira (31), na Coletiva de Imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia sobre o recadastramento biométrico obrigatório em Teixeira de Freitas. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores. Diversas autoridades públicas estiveram presentes nesse momento tão importante da justiça eleitoral local. Os votantes teixeirenses têm até o dia 22 de fevereiro para realizar tal procedimento, se não fizerem até esta data, os títulos serão cancelados.
De acordo com o presidente do TRE-BA, José Edivaldo Rocha Rotondano, “nós estamos aqui hoje para assinarmos um termo de cooperação técnica entre o município, a câmara e o TRE, exatamente para facilitar e estruturar o TRE na revisão eleitoral que nós estamos realizando aqui em Teixeira de Freitas, um dos principais colégios eleitorais do estado da Bahia. Temos até dia 22 de fevereiro para concluirmos essa revisão eleitoral. Que a população possa comparecer e exercer essa cidadania. Até o momento, apenas 34 mil eleitores (aproximadamente) fizeram a biometria, é um dado preocupante por se tratar de uma cidade com cerca de 105 mil eleitores”, relatou o presidente do TRE.
Confirmando com essa afirmativa de José Edivaldo, os dados retratam que o Cartório Eleitoral e o SAC apresentaram até o agora uma média de apenas 300 eleitores atendidos por dia (juntando os dois órgãos), um número bem abaixo do esperado na cidade. “Precisamos ter a cultura de que a Justiça Eleitoral é um compromisso sério e precisamos cumprir a datas”, disse ele.
Quem não comparecer até a data prevista, terão os títulos cancelados e, consequentemente, sofrerão algumas limitações, como, por exemplo: ter o CPF cancelado, suspensão de pagamento de salário para quem é servidor público e do pagamento do Bolsa família, não poderá participar de concursos públicos, nem obter passaporte e nem identidade, não obter empréstimos com a esfera pública, dentre outros fatores.
“A Justiça eleitoral sempre vem buscando novos métodos, com o objetivo de afastar todo tipo de dúvida sobre o nosso processo eleitoral, e a biometria vem para confirmar isso. Hoje todas as zonas eleitorais da Bahia funcionam com biometria. Posso afirmar que é impossível fraudar a urna eletrônica. Até 2021, o país inteiro estará funcionando através da biometria. Portanto, você que é eleitor, compareça ao cartório eleitoral”, concluiu o presidente do TRE-BA.
Além de Teixeira, nos municípios circunvizinhos, o recadastramento eleitoral é obrigatório para as cidades de Medeiros Neto, Lajedão e Ibirapuã, sendo que nos distritos haverá um posto itinerante para atender essas pessoas. As outras cidades da região não precisam se preocupar. Lembrando que os eleitores maiores de 70 anos, os menores de 18 e analfabetos não são obrigados a votar e, portanto, não são exigidos a quitação eleitoral. Com isso, essas pessoas não sofrerão consequências de cancelamento do título eleitoral.
As autoridades públicas presentes na coletiva foram: o prefeito Timóteo Alves de Brito; José Edivaldo Rocha Rotondano, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia; Ronaldo Cordeiro, presidente da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas; Dr. Humberto José Marçal, juiz eleitoral da 183ª Zona Eleitoral de Teixeira de Freitas; Dr. José Dutra de Lima Júnior, promotor eleitoral da 183ª Zona Eleitoral de Teixeira de Freitas; Sílvio de Cerqueira Nunes, major comandante da 87ª Companhia da Polícia Militar; e, Osmundo Gonzaga, vice-presidente da OAB (subseção de Teixeira de Freitas).
Confira abaixo os locais de atendimento da revisão eleitoral obrigatória em Teixeira de Freitas:
-Cartório Eleitoral: Av. Uirapuru, 1816, Monte Castelo. Horário: de segunda a sexta-feira, das 07 às 18h;
-Câmara de Vereadores, com previsão de início de funcionamento a partir desta sexta-feira (01/02). Rua Massanori Nagão, 64, Centro. Horário: de segunda a sexta-feira, das 07 às 18h; e, no sábado, das 07 às 12h;
-Salão do Júri, juizado especial, com previsão de início de funcionamento a partir da próxima segunda-feira (04/02). Rua Eleuzíbio Cunha, 355, bairro Bela Vista. Horário a definir.
Por: Vida Diária / Robson Dias
Fotos: Nadson Camargo
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.