Última chuva de meteoros do ano pode ser vista do Brasil; saiba quando acontece

Uma das maiores chuvas de meteoros do ano já está acontecendo e terá o seu pico de visibilidade da terra entre a noite dessa sexta-feira (13) e a madrugada do sábado (14). As Geminídeas, como são chamadas, estão ativas desde o último dia 4, contudo, em decorrência da lua cheia, não tem sido vista com facilidade.

No Brasil, a visibilidade do fenômeno terá mais intensidade nas regiões mais ao Norte do país. Essa chuva de meteoros acontece todos os anos, de 2 a 21 de dezembro. Se nome é inspirado na constelação de Gêmeos, onde está localizado o ponto do céu em que mais meteoros costumam ter origem.

De acordo com o Observatório Nacional (ON), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a luminosidade da lua cheia pode interferir na visibilidade do fenômeno, contudo, meteoros mais brilhantes e bólidos devem ficar visíveis, especialmente durante as primeiras horas da madrugada.

O órgão também destacou que essa chuva tem ficado mais ativa com o passar dos anos. A expectativa é que o auge da atividade acontecerá em 2050.

 

Por: Vida Diária/ BNews

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo