Funcionários das quatro Universidades Estaduais do Estado da Bahia (UEBAS) estão paralisados desde a última segunda-feira (20). A manifestação vai durar até a próxima sexta-feira (24). De acordo com Frederico Loiola, representante de base dos técnicos administrativos da UNEB, campus X de Teixeira de Freitas, 66 funcionários na cidade estão paralisados.
Segundo Frederico, eles reivindicam a publicação imediata das Instruções Normativas para a abertura do processo de promoção e a progressão da carreira, o aumento do auxílio alimentação, o reajuste do salário base que não foi recebido no ano passado e também estão reivindicando contra a Reforma da Previdência.
Ele ainda explicou que no campus X há 20 técnicos administrativos, “mas o quadro em si é composto por 66 funcionários, entre técnicos, cargos e terceirizados”. “Nós estamos fazendo plantões pela manhã e à tarde e prestando esclarecimentos à população, entregando folhetos, e, se houver outra atividade, vamos avisar à população”, finalizou.
O sindicato estadual dos técnicos das universidades da Bahia decidiu, em assembleia realizada no dia 14 de março, que todas as Universidades Estaduais da Bahia (UEBAS) estariam paralisadas: Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Em nota, o Governo do Estado disse que “o gasto com pessoal extrapolou o limite prudencial da LRF em função da contínua queda na arrecadação tributária, o que vem impossibilitando, também, o Governo do Estado de implementar as promoções. Os fatores que levaram a esse cenário são macroeconômicos e fogem ao limite de atuação do Governo do Estado”, por esse motivo, não pode abrir a mesa de negociações.
Algumas dessas universidades sofreram paralisações de mais de 2 meses no final do ano passado devido às reivindicações dos estudantes contra a Reforma da Educação e tiveram que realinhar o calendário estudantil.
Por Vida Diária/ Petrina Nunes
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.