Alcobaça: ‘Participação popular na construção do plano de saúde para toda a sociedade’. Essa foi à plataforma da Conferência Municipal de Saúde de Alcobaça, realizada na última sexta-feira (28). Emily Maviana tem grande experiência na análise de dados epidemiológicos e na atuação no setor de Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Respiratória. Dentre outras ações, os delegados escolheram o nome da enfermeira sanitarista, Emily, como representante nas discussões do plano de saúde municipal. A escolha aconteceu após a leitura do regimento, formação dos grupos de trabalho de quatro eixos temáticos e apresentação de moções.
A grande maioria dos delegados considerou o histórico e o trabalho da enfermeira sanitarista, Mestre em Epidemiologia em Saúde Pública, subárea Epidemiologia, etnicidade e saúde (ENSP/FIOCRUZ), especialista em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. O evento convocou os pacientes atendidos na rede pública de saúde para discutir a atenção básica com a participação social. Na prática, a conferência e as pré-conferências deram voz aos usuários sobre o que eles pensam a respeito do sistema de saúde ideal para o município.
Usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), o aposentado, Marley Bita Laurentino, aprovou a ideia. “Diferente à experiência de aguardar nas filas dos postos de saúde, vemos nessa gestão a vontade de procurar mudar para melhor os atendimentos públicos”, afirmou.
O alcobacense, Felipe Fernandes, aprovou o chamamento da população para discutir as ações de saúde do município. “Eventos como este são importantes porque a população se mobiliza e podemos pensar juntos propostas para melhorar esta questão da saúde”, explicou.
Com a experiência de quem já viveu o suficiente para reconhecer tempos de mudança, a aposentada, Tânia Maria de Souza Alomba, falou como era o serviço de saúde oferecido à população. “Era tudo muito precário. Agora está desenvolvendo. Esse encontro, pra mim, foi o melhor”, disse.
Por: Vida Diária/ASCOM
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.