Velório do Papa Francisco tem início no Vaticano; sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior

O velório do Papa Francisco teve início nesta terça-feira, 22 de abril, com uma missa reservada celebrada na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, onde o pontífice faleceu na segunda-feira, aos 88 anos, vítima de um AVC. A cerimônia inicial foi marcada por um clima de recolhimento e oração, reunindo membros próximos da Cúria Romana e religiosos que conviveram com o Papa durante seus anos de pontificado.

Traslado e visitação pública

Na quarta-feira, 23 de abril, às 9h (horário local), o corpo de Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. O momento será precedido por uma oração conduzida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana. A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, atravessando o Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, de onde ingressará na Basílica pela porta central.

Velório do Papa Francisco tem início no Vaticano; sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior

Diante do Altar da Confissão, será realizada a Liturgia da Palavra. Em seguida, será aberto ao público o período de visitação à urna mortuária do Papa, que se estenderá até a véspera do funeral.

Missa das Exéquias e sepultamento

A Missa das Exéquias, que marca o início do tradicional período de luto conhecido como Novendiali — nove dias de orações em memória do pontífice — será celebrada no sábado, 26 de abril, às 10h (horário local), no átrio da Basílica de São Pedro. A celebração será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Velório do Papa Francisco tem início no Vaticano; sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior

Logo após a missa, o corpo será levado para sepultamento na Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma, atendendo a um desejo pessoal de Francisco, revelado em seu testamento espiritual.

Um testamento de simplicidade e devoção

Em um documento breve e tocante, o Papa Francisco expressou com clareza sua única vontade testamentária: repousar eternamente aos pés de Maria, a quem confiou toda a sua vida e ministério. O texto, escrito de próprio punho, diz:

“Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.
Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar a minha vontade testamentária somente no que diz respeito ao local da minha sepultura.

Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções…”

Fiel a seu estilo humilde e próximo do povo, Francisco também solicitou um funeral simples. Seu corpo está disposto em um único caixão de madeira, com interior de zinco, sem os símbolos tradicionais como o báculo papal, o catafalco ou os três caixões cerimoniais. A inscrição sobre sua futura sepultura será simples: Franciscus.

 

Fotos: Vaticannews.

Por: Vida Diária/BES

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo