A tradicional Semana Cultural da Baleia Jubarte vai acontecer nos dias 01 e 02 de dezembro. A festa vai contar ainda com a inauguração do Espaço Baleia Jubarte, localizado no trecho entre o Beco do Cais e a Rua Aníbal Benévolo (conhecida como Rua do Porto), e fica próximo à Praça de Eventos e ao letreiro turístico do Eu Amo Caravelas.
A programação conta com apresentações artísticas, atividades educativas e entretenimento para a comunidade e escolas do município. Todas as atividades são gratuitas e acontecerão em Caravelas, extremo sul da Bahia, onde o Projeto Baleia Jubarte mantém uma base de operações.
Na sexta-feira (01), às 17h, as atividades começam com o pôr do sol com David Sax e DJ Daniel e segue; às 18h30, segue com a cerimônia oficial de inauguração do Espaço Baleia Jubarte e, às 19h30, com a participação do Projeto Educandarte Patrulha Ecológica.
A programação artística começa às 21h com a Banda Imaginary e segue, às 22h30, com Banda Casaca e, às 00h30, com Ruy Galdino e Banda.
Já no sábado (02), às 19h30, tem o Grupo Umbandaum (Jardineiros do Mar/Projeto Budiões) e, às 21h, é a vez de Preto Vibration e Banda Los Barruts. No encerramento, às 23h, tem a Banda Savana.
A festa é uma realização do Projeto Baleia Jubarte, com patrocínio da Petrobrás e apoio da Prefeitura de Caravelas (através da Secretaria de Turismo e Cultura), Patrulha Ecológica e Projeto Budiões.
A ORIGEM DA FESTA: A Semana Cultural Baleia Jubarte marca o encerramento da temporada reprodutiva das baleias da espécie jubarte. No período de junho à novembro esses enormes animais mamíferos saem da Antártica para se reproduzir nas águas do Parque Nacional Marinho de Abrolhos.
Caravelas é o ponto do continente mais próximo do Banco dos Abrolhos, considerado maior berçário reprodutivo dessas baleias em todo o Atlântico Sul. Nesse ano, segundo o Projeto Baleia Jubarte, cerca de trinta mil baleias jubarte visitaram o litoral brasileiro.
Por: Vida Diária/ O Sollo
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.