:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Prefeitura Municipal de Mucuri e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento inauguraram na manhã desta quinta-feira (15/07), as obras de extensão de rede distribuidora de água localizada no bairro Caribe II, no distrito de Itabatã. As obras do sistema de água do bairro Caribe-II iniciaram no último dia 2 de fevereiro e foram implantados 7,5 mil metros de tubulações para atender, inicialmente, 100 famílias com novas ligações de água potável e de qualidade.



O gerente regional da EMBASA, o engenheiro sanitarista e ambiental Severino Evangelista Neto, informou que a rede contemplou todo bairro Caribe-II, de onde foi feita a ligação até a rede que vem do reservatório que passou trazer a água até as casas dos moradores com as devidas ligações domiciliares realizadas, que além da indução econômica gerada, atende e fomenta uma política essencial à saúde e qualidade de vida da população.



“Tão logo a gestão municipal atual assumiu, estreitamos os laços com esse governo e estamos trabalhando a todo vapor para finalizarmos todas as obras previstas no mais curto prazo de tempo possível. O sistema de água do Caribe-II é uma característica aliada à proposta de novos investimentos da EMBASA no município de Mucuri que tornam o saneamento um setor estratégico para o governo municipal”, enfatizou o gerente regional Severino Neto.



O prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), disse que a obra garante o acesso à água potável e melhora a qualidade dos habitantes do bairro Caribe-II, que a partir de agora contam com água canalizada e tratada em suas casas. Para Robertinho, a água é essencial para a vida humana e será uma das prioridades do seu governo, porque trabalhará nestes quatro anos para continuar levando água limpa e condições mais dignas para os bairros e comunidades rurais, o que além de melhorar a qualidade de vida, melhora a saúde das pessoas.



Na cerimônia de inauguração do sistema de água, se contou ainda com a presença do secretário Municipal de Obras, Victor Augusto e outros secretários municipais; do gerente local da EMBASA em Itabatã, Moabe Alves e do gerente local da EMBASA em Mucuri, Rafael Miguel; estiveram presentes também, Robson de Jesus, gerente da Divisão de Esgotamento Sanitário da Regional da EMBASA e Sidréia Oliveira da gerência de Contratualização da Unidade Regional da EMBASA.


Aguardada há vários anos no bairro Caribe-II em Itabatã, a rede de abastecimento e tratamento de água está sendo comemorada pelos moradores. A moradora Gildete Cruz Oliveira, 68 anos, da Rua Oito, falou que a obra enche os seus habitantes de alegria, porque a chegada da água tratada nas torneiras, melhora a qualidade de vida dos moradores. “Antes, quem tinha condições comprava água, quem não tinha, precisava fazer o tratamento manual da água que pegava direto do rio ou dos poços. A concretização dessa obra veio para melhorar e muito a vida de quem vive aqui. Estamos muito felizes com a iniciativa da Prefeitura e da EMBASA”, disse a moradora a Dona Gildete.

Esgotamento Sanitário do Cidade Nova



Oportunidade que o prefeito Robertinho notabilizou com a EMBASA o aditivo de investimentos em contrato anteriormente celebrados. A partir deste aditivo será possível ampliar a área de intervenção em obra de expansão do sistema de esgotamento sanitário do bairro Cidade Nova, também para o Cidade Nova-II, no distrito de Itabatã, que irá beneficiar mais 230 famílias. As atuais obras em execução da rede de esgotamento sanitário do Cidade Nova, foram lançadas na quarta-feira, do último dia 26 de maio, cujo escopo primário, frente a 1ª leva dos serviços, correlacionados a Bacia F, está beneficiando diretamente 426 famílias ou o mesmo que 1.704 pessoas, das 15 vias públicas do bairro.



O gerente regional da EMBASA, o engenheiro Severino Neto, explicou que a obra perfaz-se um total de 6.006 metros, ou seja, aproximadamente 6 Km de intervenção. Isso reflete positivamente no que diz respeito a melhoria da qualidade de vida e consequentemente na saúde pública. Os investimentos na obra são da ordem de R$ 2,1 milhões. Com a ampliação da rede de esgoto também para o bairro vizinho do Cidade Nova-II, serão mais, exatas 230 residências beneficiadas em 8 ruas, acrescendo mais 25% do valor.



O prefeito Robertinho destacou que com a ampliação da rede, serão 656 famílias contempladas, que totaliza um público estimado em 2.585 pessoas beneficiadas diretamente e, que pretende continuar buscando recursos para o setor de abastecimento de água e também de esgotamento sanitário, por assim entender, que o saneamento é um importante vetor de desenvolvimento que impulsiona a economia do município, além de gerar centenas ou milhares de empregos. “Os impactos econômicos são sentidos em áreas como turismo, construção civil e, especialmente, a desoneração de curto, médio e longo prazo na saúde pública, uma vez que aumenta a salubridade das ha bitações e evita a proliferação de doenças, garantindo também a preservação do meio ambiente”, salientou o prefeito Robertinho.

Novas obras anunciadas

Além do aditivo para ampliar a rede de esgotamento sanitário do bairro Cidade Nova, foi anunciado também os serviços de ampliação das redes coletoras e a implantação de novas ligações no distrito de Itabatã. A EMBASA deverá adiantar a conclusão dos projetos e orçamentos para viabilizar os processos licitatórios para realização da obra de melhoria na ETE - Estação de Tratamento de Esgoto de Itabatã e na ETE - Estação de Tratamento de Esgoto de Mucuri com previsão para o início das obras no primeiro semestre de 2022.
 
Foram anunciadas também as obras de extensão da rede de água do bairro São José Operário e a montagem do poço reserva no distrito de Itabatã, bem como a montagem e perfuração de novo poço para a localidade do distrito de Taquarinha. Além da implantação do sistema de água do bairro Nova Era e a viabilização do projeto para a rede de esgotamento sanitário do bairro Triângulo Leal. Com o novo aditivo, o compromisso da EMBASA de investimentos no município de Mucuri, passa dos 62 milhões previstos, para 97 milhões de investimentos até 2033, quando se atinge o marco do saneamento.

 

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.