:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 22 de novembro: Com o período de chuvas ainda em vigor na região, o 18º Grupamento de Bombeiros Militar (Teixeira de Freitas) preparou uma cartilha que conscientiza e orienta as famílias que moram em áreas alagáveis, tanto na cidade e região.  É muito importante estar atento a essas preocupações.

Dentre alguns destaques da cartilha, por exemplo, em caso de enchente, use apenas a água do sistema de abastecimento para consumo, se observar alguma alteração na água, tais como odor, cor e/ou gosto, entre em contato com a EMBASA pelo telefone 0800 0555 195. Evite beber água de outras fontes que não sejam da rede de abastecimento local.

Além disso, não joguem móveis, materiais e lixo nos rios, pois estes impedem o curso fluvial, provocando alagamentos. Para quem mora em áreas com foco de alagamentos, tenham cuidado com buracos e bueiros, evite ficar perto de correntezas e enchentes e evite ficar próximo de postes e linhas de transmissão caídas.

Choque elétrico é o segundo maior causador de mortes durante as inundações.

Uma outra consequência de inundações é o risco de contaminação, principalmente, em crianças.

As contaminações podem provocar doenças, como: Tétano, Leptospirose, Febre Tifoide, Hepatite A, dentre outras. Portanto, é essencial que se tome medidas para evitar essas doenças, como: tomar somente água tratada, proveniente do abastecimento local; limpar adequadamente a caixad’água a cada seis meses; preparar alimentos com água própria para consumo humano que esteja dentro do padrão de potabilidade; lavar as mãos antes das refeições, antes de manipular e preparar alimentos, após cada evacuação, após limpar uma criança que acabou de evacuar e antes de alimentar a criança; evitar contato com água e lama contaminadas; e, evitar tomar banho em água poluída.

Vamos nos conscientizar, previna-se diante de alagamentos e enchentes, pois, às vezes, brincar com a chuva não é brincadeira!


Por: Vida Diária/Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.