:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Toda homenagem é muito merecida a esse grande artista que foi o Frans Krajcberg, polonês de nascimento, mas um verdadeiro baiano de alma, principalmente, da região Extremo Sul do Estado.

Entre o período de 07 de maio a 31 de julho de 2022, em homenagem ao centenário do artista, será realizada uma exposição histórica e antológica intitulada “Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza”, no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), situado na Rua Alemanha, 221, Jardim Europa, São Paulo-SP.

Essa será uma das ações promovidas pelo Ipac, com o objetivo de salvaguarda, preservação e dinamização do seu acervo doado ao Governo do Estado da Bahia.

O museu trará uma das principais obras de Paulo Mendes da Rocha, grande nome da arquitetura mundial, vencedor dos prêmios Pritzker, em 2006; Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza; Prêmio Imperial do Japão, em 2016; e da Medalha de Ouro da Coroa Britânica, em 2017.

A exposição tem como objetivo comemorar o centenário do grande artista e ambientalista Frans Krajcberg, ocorrido em 2021, elevando toda a sua potência e diversidade, além de incluir sua produção artística, a qual se conecta com a natureza e seu ativismo ecológico, sem perder de vista um aporte histórico que apresenta em totalidade seu aporte técnico, conceitual e ambiental.

O termo de comodato das obras selecionadas e todo procedimento técnico e de segurança serão de total responsabilidade do MuBE.

A ação transcorrerá sem ônus para o Governo do Estado da Bahia.

Além disso, haverá um período de promoção junto ao empresariado brasileiro para tratar de oportunidades ligadas a apresentação de programas e ações culturais da Bahia, em especial à Zona Turística e Cultural da Costa das Baleias, o que trará muitos benefícios para a cidade de Nova Viçosa e região.

Alinhado a isso, será produzido um material educativo sobre a obra do artista, disponibilizado gratuitamente para 4.500 estudantes das escolas públicas municipais e estaduais de Nova Viçosa.

Concomitantemente, o IPAC, com o objetivo de preservar o acervo de obras de Frans Krajcberg, instaurou procedimento administrativo para contratação de empresa especializada na conservação do acervo do artista do Sítio Ntura, localizado em Nova Viçosa. O ex-superitendente de desenvolvimento territorial da cultura e maestro, Orley Silva, foi nomeado como novo gestor para o Sítio Natura e estará à frente dessas ações.

O objetivo desta grande ação visa recuperar e revitalizar o Sítio Natura, seu acervo e sua infraestrutura para possibilitar a sua abertura ao público de forma segura, além de divulgar a obra do artista Frans Krajcberg, mantendo sua causa e sua memória viva.
Viva a Frans Krajcberg!


Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.