:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Ao contrário do que muitos pensam, meditação não tem nada a ver com esoterismo. Cada vez mais e mais pessoas estão aderindo à prática da meditação como um exercício diário de atenção ao momento presente e de interiorização. Empresários, executivos, advogados, alunos e até presos estão praticando a meditação. Mas o que será que estas pessoas estão buscando com esta prática? Talvez paz, harmonia, mais equilíbrio, mais humanidade e compaixão…mais clareza e controle emocional… acredito que sim. Sabe por quê?

Você já ouviu falar sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)? Acredita-se que 80% das pessoas sofrem com esta síndrome. São pessoas que se queixam de: ansiedade, inquietação, sentem-se irritadiças, dificuldade de concentração, sensação de cansaço ao longo do dia e mesmo depois de acordar, dores de cabeça, nas costas, dificuldade para dormir apesar do cansaço e tantos outros sintomas. Você se identificou com alguns destes sintomas? Pois é. As consequências disso é que você se torna uma pessoa mal humorada e que reage com intolerância em momentos que deveria ter mais autocontrole. Você se sente infeliz e frustrado por não conseguir desempenhar bem suas funções no trabalho? Sente que trabalha muito, mas sem realizar nada realmente? Sofrem antecipadamente por acontecimentos e criam situações conflitantes que nem sabem se vão acontecer? Quem pode ter algum tipo de qualidade de vida vivendo desta forma? É aí que entra a meditação.

Meditar nada mais é do que a atitude de se estar presente ao aqui e agora, ao momento presente, podendo ser experimentado simplesmente observando sua respiração entrar e sair de seu corpo. Mais importante do que esvaziar é prestar atenção, como um observador, ao que acontece no momento presente sem se deixar levar por nenhum dos acontecimentos ou pensamentos. No começo é difícil, como tudo que fazemos a primeira vez, mas a prática vai tornando as coisas mais fáceis.

Pesquisas comprovam que a meditação traz muitas vantagens para seu cérebro e seu estado de humor, afetando também seu sistema imunológico.  Quanto mais praticamos com consistência mais você se torna capaz de interromper o turbilhão de pensamentos e tempestade emocional a que está sujeito. O mais incrível é que bastam 5 minutos por dia. O mais importante não é o tempo que se gasta praticando a meditação, mas a frequência de forma consistente.

Quando nos deixamos levar por nossas emoções de forma descontrolada reagimos de forma impulsiva. Mas quando meditamos passamos a responder de forma mais sensata e ponderada diante de situações emocionalmente intensas e difíceis. Além disso, a sensação de paz e tranquilidade que ela provoca com o tempo é fantástica.

Aprendemos que podemos assumir o controle das situações ao invés de sermos dominados por elas e isso nos conduz a um estado de maior bem-estar, resiliência e compaixão. E aí, tá esperando o que pra começar a praticar? Precisamos ter em mente que bem-estar não cai do céu, ele é construído com práticas positivas e saudáveis.

 

Até a próxima!

www.criscastro.com.br 

https://www.facebook.com/criscastropsi/

www.instagram.com/criscastropsi

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.