:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A enciclopédia vitivinícola muitas vezes nos traz nomes que jamais vimos ou que não conseguimos entender, seja no significado ou ainda na pronúncia do vocábulo. Claro que ninguém tem a obrigação de saber todas as coisas que envolvem esse vasto universo. Nomes de uvas comumente são de origens francesas, italianas, etc. A coisa complica quando, algumas vezes, você se depara com um vinho de cepa desconhecida e de nome ainda mais difícil. E, talvez, você possa ter se deparado em algum momento com este nome: Alicante Bouschet (se pronuncia Alicante Buchê).

A Alicante é uma uva hibrida, criada no século XIX por Henri Bouschet, na famosa região francesa do Languedoc-Roussillon, na França. É um cruzamento das uvas Grenache e Petit Bouschet. É uma uva pouca conhecida no Brasil, mas muito cultivada em Portugal, onde se adaptou muito bem. É muito usada nos vinhos de corte daquele país.

 

Existe uma história curiosa sobre a Alicante Bouschet. Os Estados Unidos tinham grande produção desta uva no início do século XX, pois uma das características é a grande quantidade de frutos por planta. Na década de 20, com a lei seca imposta pelo Estado, a cepa era usada para fazer suco de uva. Havia grande comércio da uva em todo o país. Junto com a carga de uvas, iam instruções de como “não” permitir que a uva fosse transformada em vinho. As instruções eram assim:

1) Não deixe suas uvas acidentalmente em grandes recipientes onde elas possam ser esmagadas pelo próprio peso;

2) Se as uvas começarem a fazer bolhas dentro dos recipientes, interrompa o processo imediatamente ou ele produzirá álcool.

 

Na verdade, as instruções eram um manual disfarçado para que cada um produzisse seu próprio, já que o álcool era proibido pelo governo. Outra curiosidade é que poucas uvas produzem um suco de cor vermelha, e a Alicante é uma delas.

É conhecida por diferentes nomes em outros países. Na Espanha é denominada Garnacha Tintorera, ainda que a Organização da Vinha e do Vinho (OIV) não reconheça o sinônimo espanhol. Já na Croácia é chamada de Dalmatinka ou Kambusa.

 

Suas características são cor intensa, negra, pois é rica em antocianas, bagos e cachos igualmente grandes e sua polpa é de coloração avermelhada. Por essa cor intensa, é muito utilizada em cortes para intensificar a cor dos vinhos. É uma casta que possui taninos em destaque, proporcionando ao vinho, a possiblidade de envelhecimento, sendo vinhos de guarda. Os aromas dos vinhos produzidos com a Alicante se assemelham à canela e pimenta. É também utilizada nos cortes para corrigir a acidez em vinhos que necessitem desta correção.

Em Portugal, cerca de 5% dos vinhos daquele país, possuem Alicante em sua composição. É raro você encontrar vinhos varietais desta cepa, pois, como já disse, é mais utilizada nos cortes para dar cor, tanicidade e acidez nos vinhos. Os vinhos produzidos com ela, são gastronômicos e harmonizam bem com comidas gordurosas e carnes vermelhas. Deixo como dia, o vinho Santa Bárbara Alicante Bouschet, produzido no sul do país e com um preço em torno de 55 reais. Saúde!!!

 

Vaner Benetti

Sommelier FISAR/WSET 1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

COLUNAS Gente de opinião!

Vocabulário Enológico
Vocabulário Enológico
Publicado: Domingo, 16 Fevereiro 2020 14:57
4 Dicas para você cuidar de sua saúde mental
4 Dicas para você cuidar de sua saúde mental
Publicado: Quinta, 13 Fevereiro 2020 01:00
5 razões pelas quais a autoconsciência é fundamental
5 razões pelas quais a autoconsciência é fundamental
Publicado: Quarta, 05 Fevereiro 2020 20:01
MercadoSul
CNA
carnesSP
Exata
Lekao
GIL Academia

POPULARES Mais acessadas na semana