:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Nos meses de julho, Teixeira de Freitas fica ainda mais musical. Com música,  a cidade enche-se de alegria, esperança e muitos jovens. Os encontros de Cordas do ICED (instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento) movimentam vidas e renovam sonhos. Em atividade complementar, acontece o III Colóquio Nacional de Educação Musical.

Neste ano, o evento que atrai músicos de todo o país e também do exterior, será realizado de 23 a 28 de julho, no auditório da Igreja Batista Memorial (IBM), com o tema “Do Erudito à Sanfona”. Mais uma vez, todas as apresentações serão gratuitas. Os meninos e meninas participantes, de diversas idades, são frutos de projetos, programas e organizações filantrópicas. Todos tiveram acesso à arte por trabalhos que investem na inserção social.

Já o III Colóquio Nacional de Música, vai acontecer nos dias 26 e 27 de julho, no Auditório do Cetepes, com a temática: “O ensino coletivo da música em espaços não formais como recurso didático no processo de formação docente”.

 

Os Lançamentos do VI Encontro de Cordas e III Colóquio Nacional de música tiveram homenagens e surpresas por volta das 17 horas de sexta-feira, 15 de junho, meninos e meninas vestidos de preto, carregando instrumentos e com passos apressados, começaram a chegar no Cetepes, em Teixeira de Freitas – sede local do projeto Escolas Culturais. Eles desciam a rampa e seguiam em direção ao palco já montado no pátio. Eram os jovens músicos do ICED (Instituto de Cultura Educação e Desenvolvimento), integrantes da Orquestra Regional do Extremo Sul, que se preparavam para apresentação de Lançamento do VI Encontro de Cordas e III Colóquio Nacional de Educação Musical. O ambiente que os acolheu estava festivo. Bandeirolas e objetos típicos enfeitavam os corredores do Cetepes que, conjuntamente, realizava sua comemoração junina.

 

Enquanto os artistas se acomodam em suas posições, chegava uma comitiva diretamente de Salvador. Para apreciar o momento e entregar equipamentos e instrumentos para o município. Vieram o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento, Cézar Lisboa, a deputada estadual Maria del Carmen, o maestro do Neojiba (Núcleo de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) Helder Passinho e a coordenadora técnica do Neojiba Ana Vilas Boas.

 

Forró Orquestral e Lançamentos

Tão logo chegou ao espaço, a comitiva partiu para uma visita pelos corredores, saguões e quadra caprichosamente ornados para a festa de São João que acontecia. Às 19 horas, as atenções estavam voltadas para o palco em que se apresentava a Orquestra Regional formada por crianças,

adolescentes e jovens que aprenderam música em programas sociais, como o Orquestrando Futuros. Sob a regência do maestro Orley Silva, coordenador artístico do ICED e padrinho do projeto Escolas Culturais, foram lançados o VI Encontro de Cordas e o III Colóquio Nacional de Música do ICED.

 

Presentes para a cidade

Neste mesmo palco foram entregues 15 de instrumentos de sopro (trompa, trompete e trombone) para fanfarras escolares; um telão, uma caixa de som e projetor atividades de audiovisuais do projeto Escolas Culturais. Os instrumentos são os mesmos utilizados, por exemplo, pela Orquestra de Londres, já os equipamentos, permitirão, entre outros, a exibição de filmes.

Um dos convidados esperados para esse momento, o ex-governador Jaques Wagner, não pode comparecer, mas enviou um vídeo em que parabenizou o ICED e explicou que sua ausência foi causada por um conflito de agenda. A deputada estadual Maria del Carmen foi homenageada com a música Maria Maria de Milton Nascimento, em reconhecimento “a todo o seu empenho para que o ICED realize suas ações”, como explicou o maestro Orley. 

 

Uma surpresa à francesa

Enquanto tocavam e cantavam, os meninos e meninas da Orquestra Regional contaram com a ilustre presença do maestro Helder Passinho, que tocou ao lado deles compondo o grupo. “O desenvolvimento social por meio prática da música coletiva é a missão do Neojiba”, disse Passinho.

Entre as emoções da noite, uma surpresa ganhou destaque. O escritor baiano, de Ubatã, Rodrigo Dias, que levou a cultura do estado para diversos países durante o lançamento de seu livro “Em tempo de e-mail, cartas para Irene”, trouxe uma novidade direto da França. Em sua passagem por lá, ele esteve no "Centre d'Enseignement Artistique du Briançonnais" (Conservatório de Música, Dança e Teatro de Briançon), localizado na cidade de Briançon, nos alpes franceses. A pedido da deputada Maria del Carmen, levou consigo o histórico do ICED. Ao tomarem conhecimento o trabalho desenvolvido no Extremo Sul da Bahia, os dirigentes do Conservatório francês abriram três vagas de estudo. “Três dos nossos talentos serão beneficiados de forma extraordinária”, comemorou a presidente do ICED, Gislaine Romana.

 

O VI Encontro e o III Colóquio

Ao fim, foi reforçado o convite para que todos estejam presentes durante as apresentações do VI Encontro de Cordas, que reúne os músicos do Extremo Sul, todos vindos de programas, entidades ou ONGs que trabalham a música como ferramenta social, mas que também atrai gente de fora, músicos que atravessam oceanos para aprender e fazer bonito nas audições.

 

 Por: Vida Diária/Decom/ICED

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.