:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A primeira noite do VI Encontro de Cordas do ICED (Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento) “foi sensacional, capaz de colocar a plateia em êxtase”, conforme narrou educadora e agente cultural Kátia Dutra. O primeiro concerto do evento musical foi nesta segunda-feira, 23, no auditório do Cetepes (antigo Colem). O Público lotou o espaço e teve muita gente que nem se importou de assistir em pé.

Inspirados no Movimento Armorial, os músicos da Orquestra do ICED realizaram uma apresentação surpreendente até mesmo para o maestro Orley Silva que confessou: “a forma como os meninos tocaram me surpreendeu, isso tudo só aumenta minha expectativa pelo que há de vir”.

 

E a programação de concertos segue. Na terça-feira, 24, ainda no Cetepes, a apresentação será “Do Erudito ao Popular”, com a Orquestra Santo Antônio, vinda de Conceição do Coité-BA, às 19h30. A quarta-feira será a noite de despedida do palco do Cetepes. A última apresentação por lá será com Orquestra e Convidados e promete levar um grande público por ser temática e levar ao público a “Noite da Sanfona”, às 19h30.

A partir de quinta-feira, 26, os shows serão no Auditório da IBM (Igreja Batista Memorial), na Urbis. A “Noite dos Solistas” abre os trabalhos com a Orquestra de Câmara do Encontro, às 19h30. A sexta-feira será dos “Grandes Compositores” com a Camerata do Encontro, às 19h30. O concerto de encerramento será o que mais terá músicos envolvidos. No sábado, 28, sobem ao palco a Orquestra Infantil e Orquestra da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, em uma apresentação que começa um pouco mais cedo, a partir das 19 horas. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

 

Encontros, Colóquio, Seminário e muita música

Junto ao Encontro de Cordas, que além dos concertos, permite que os músicos tenham aulas com especialistas, a cidade torna-se palco para outros importantes eventos. Com a proximidade do VI Encontro de Cordas do ICED, aconteceu, entre os dias 16 e 20 de julho, a primeira das 3 edições do "Módulo Pedagógico" previstas para 2017. A ação é um intercâmbio de saberes entre o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) e o ICED.

 

Este evento antecedeu o II Seminário Pedagógico da Rede 2018 e o V Encontro de Gestores de Projetos Musicais da Bahia que somam-se, durante a semana de 23 a 28 de junho, ao VI Encontro de Cordas do ICED e o III Colóquio Nacional de Educação Musical, promovidos pelo ICED, que é parceiro do NEOJIBA e coordena a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia na região.

 

Os músicos que compõe a equipe do NEOJIBA e estão presentes na cidade, participando da programação artística prevista no Encontro de Cordas do ICED, tocando ou regendo os grupos musicais locais. O maestro e pianista Ricardo Castro, diretor fundador do programa NEOJIBA, será um dos palestrantes do Colóquio. As ações contam com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Cielo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Por: Vida Diária / Michele Ribeiro - ICED

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.