:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Conferência Episcopal Pastoral para a Vida e a Família e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), divulgou uma nota oficial sobre a audiência pública marcada para discutir a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF 442, que “solicita ao Supremo Tribunal Federal – STF a supressão dos artigos 124 a 126 do Código Penal, que tipificam o crime de aborto, alegando a sua inconstitucionalidade”.

Assinado pelo presidente da Pastoral para a Vida e a Família, Dom João Bosco Sousa, o documento da CNBB afirma que a proposta “burla as regras da democracia” e que deveria ter sido discutido no Legislativo. “O momento exige atenção de todas as pessoas que defendem a vida humana. O poder legislativo precisa posicionar-se inequivocamente, solicitando de modo firme a garantia de suas prerrogativas constitucionais. Todos os debates legislativos precisam ser realizados no parlamento, lugar da consolidação de direitos e espaço em que o próprio povo, através dos seus representantes, outorga leis a si mesmo, assegurando a sua liberdade enquanto nação soberana. Ao poder judiciário cabe fazer-se cumprir as leis, ao poder legislativo, emaná-las”, assevera o texto.

O documento apresenta sugestões práticas para os fiéis, solicitando a todas as comunidades uma mobilização em favor da vida, por meio de três gestos concretos: vigília de oração organizada pela Pastoral Familiar; nas Missas do último domingo do mês de julho, os padres podem esclarecer os fiéis acerca do assunto, reservando uma das preces pelos nascituros; e incentivar os leigos a procurar os deputados para esclarecê-los sobre este problema. “Cabe, de fato, ao Congresso Nacional colocar limites a toda e qualquer espécie de ativismo judiciário”, afirma o texto.

Clique aqui e confira o documento!

 

Por: Vida Diária / Arquidiocese de Salvador

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.