Abertura do 19º Festival Gastronômico e Cultural de Prado exala baianidade e potencialidade local

Nesta quinta-feira (9), o frescor da noite praiana trouxe aromas de todos os cantos na cidade no Prado – local escolhido para a abertura oficial da 6ª edição do Festival Gastronômico e Cultural -, que trouxe música com a filarmônica Lira Pradense, homenagens, manifestações culturais e o colorido da natureza exuberante da Praça da Matriz.

O evento ocorre até o dia 19 de outubro, em formato indoor, nos 61 estabelecimentos participantes, que criaram seus pratos com inspiração em ingredientes regionais e pitadas da cultura local para encantar os clientes dentro das seis categorias: Prato principal, Petiscos, Lanches, Pizzas, Sobremesas e Drinks, criados para agradar todos os paladares desde Prado/sede aos distritos Corumbau, Guaratiba e Cumuruxatiba.

O tema “Colhido no Campo, Escolhido na Feira” lança o desafio de criar pratos com insumos da agricultura familiar de Prado, e além disso, proporcionar ao cliente uma experiência gastronômica que envolva autenticidade, as raízes da gastronomia pradense, sua cultura e tradição que contam histórias por meio do caminho que o alimento percorre até chegar ao prato.

Abertura do 19º Festival Gastronômico e Cultural de Prado exala baianidade e potencialidade local

De acordo com o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, o festival celebra os autênticos sabores locais e deixa um legado de aprimoramento contínuo. “Além de agradecer a todos os parceiros, quero destacar as conexões geradas com o festival que é tão criativo, inovador e cuida da qualificação dos negócios”, pontuou.

Ainda nesta edição, o gerente comentou sobre a pesquisa de demanda, realizada de forma inédita. “Buscando identificar de que forma o turista chega à cidade, se hospeda, move, consome e de que forma as instituições podem atuar para melhorar o destino para o turista”, explicou.

Na cerimônia de abertura, também participaram o prefeito Gilvan Santos, o vice-prefeito Carlão, vereadores, secretários municipais, a secretária de Turismo do município, Iracema Ribeiro, a presidente da Aprhope, Carol Lima, a gerente regional do Senac Nanci Costa, patrocinadores e apoiadores.

A presidente da Aprhope, Carol Lima, parabenizou a organização e destacou a sustentabilidade trabalhada durante o evento. “O festival não é só venda de pratos, é o momento de valorização da cultura e identidade da nossa cidade”, celebrou.

Para o prefeito Gilvan Santos, é motivo de comemoração poder reunir o turismo e a agricultura em uma edição do festival. “Serão 10 dias de muitas comidas saborosas, engajamento, atrações, tudo pensado para prestigiar os estabelecimentos e fortalecer a economia. Que seja um evento brilhante e que bons negócios sejam gerados”, enfatizou.

Abertura do 19º Festival Gastronômico e Cultural de Prado exala baianidade e potencialidade local

Programação

 

O Festival Gastronômico e Cultural de Prado é um dos eventos mais aguardados da região, principalmente pela programação diversificada. Assim, dentro dessa proposta, todos os dias a partir das 17h haverá atrações na Praça da Matriz, com a venda de produtos da economia criativa, a venda de produtos da Agricultura Familiar, Cozinha Show e música ao vivo. No domingo, 12 de outubro, as crianças terão um momento exclusivo a partir das 15h30, com a Cozinha Kids e a corrida kids, entre outras atividades na praça.

No distrito de Cumuruxatiba, enquanto o festival acontece em cada estabelecimento, atrações na praça movimentam a charmosa vila entre os dias 16 a 18 de outubro, com apresentações culturais, feira de artesanato, agricultura familiar e música ao vivo.

Realizado pela Aphrope, Prefeitura e Sebrae, com correalização do Senac, o Festival também conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, Abrasel, Câmara de Turismo da Costa das Baleias e Tv Santa Cruz. A programação do Festival está disponível no Instagram @festivalprado, assim como os estabelecimentos inscritos, pratos e outras atrações.

 

Serviço

O que: 19º Festival Gastronômico e Cultural de Prado

Quando: 9 a 19 de outubro de 2025

Onde: indoor nos 61 estabelecimentos participantes

Rede social: @festivalprado

 

Por: Vida Diária/ASN

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo