A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso do donanemabe, medicamento indicado para retardar a progressão do Alzheimer em pacientes em estágio inicial da doença. Comercializado com o nome de Kinsula, o fármaco é produzido pela farmacêutica Eli Lilly e já havia sido aprovado nos Estados Unidos em julho de 2023.
Administrado por meio de injeções mensais, o donanemabe foi testado em um estudo com 1.736 pacientes que apresentavam comprometimento cognitivo leve e demência leve, além da presença de placas da proteína beta-amiloide no cérebro — um dos marcadores da doença.
Os resultados apontaram que o medicamento conseguiu retardar a progressão do Alzheimer em 35% nos pacientes com estágio menos avançado da doença e em 22% na população geral avaliada. Os participantes tratados com o donanemabe apresentaram desempenho superior na cognição e na função cerebral em comparação aos que receberam placebo.
Apesar de o Alzheimer ainda não ter cura, a aprovação do novo medicamento representa um avanço no tratamento da doença, que é neurodegenerativa e progressiva.
A Anvisa alerta que o uso do donanemabe é contraindicado para pacientes que fazem uso de anticoagulantes, como a varfarina, ou que tenham sido diagnosticados com angiopatia amiloide cerebral.
A agência informou que continuará monitorando rigorosamente a segurança e a eficácia do medicamento no Brasil.
Por: Vida Diária/Bahia.Ba
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.