A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento imediato de um lote do medicamento furosemida, fabricado pela Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda. A decisão atinge o lote 2411191, com validade até 30 de novembro de 2026, após a identificação de partículas semelhantes a cacos de vidro no produto.
Com a medida, ficam suspensas a fabricação, a distribuição, a venda e o uso do lote mencionado. Segundo a autarquia, a irregularidade foi apontada por uma análise técnica. "Um parecer emitido pela Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul (SC) constatou o desvio de qualidade", informou a Anvisa em nota oficial.
A furosemida é um medicamento diurético amplamente utilizado no tratamento de hipertensão arterial leve a moderada e para auxiliar em condições que exigem maior eliminação de líquidos pelo organismo.
Orientações para pacientes e profissionais de saúde
A Anvisa recomenda que qualquer pessoa que possua embalagens do lote citado entre em contato imediatamente com a agência, por meio dos canais de atendimento disponíveis em seu site, ou procure a Vigilância Sanitária local para relatar o caso. A suspensão é preventiva e busca evitar possíveis riscos à saúde.
Posição da fabricante
Em comunicado oficial, a Hypofarma confirmou a suspensão do lote específico. "A Hypofarma informa que, em resposta a determinação da Anvisa, suspendeu o uso do lote específico (2411191) do nosso produto Furosemida, até que a apuração sobre o ocorrido seja finalizada", declarou a empresa.
A farmacêutica acrescentou que mantém protocolos rigorosos em seus processos produtivos. "Reforçamos que seguimos rigorosamente as melhores práticas de fabricação e controle, adotando elevados padrões de qualidade e segurança. Esses processos são constantemente revisados e aprimorados, com o compromisso de garantir a confiança e a tranquilidade de pacientes, profissionais de saúde e da sociedade."
Por: Vida Diária/BES
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.