A Marinha e a Polícia Judiciária de Portugal interceptaram um barco pesqueiro com bandeira brasileira carregando 1,6 tonelada de cocaína, em uma operação internacional de combate ao narcotráfico. A embarcação foi localizada a cerca de 900 quilômetros a oeste do arquipélago de Cabo Verde, no Atlântico.
Segundo comunicado da Polícia Judiciária portuguesa, o barco oriundo de Alcobaça no extremo sul da Bahia, transportava seis tripulantes, todos de nacionalidade brasileira, e era utilizado por uma organização criminosa para levar drogas da América do Sul para a Europa. A abordagem contou com o apoio de um navio da Marinha portuguesa, que escoltou a embarcação até Cabo Verde.
Durante a inspeção, foi encontrado um compartimento escondido contendo 60 fardos de cocaína. As autoridades cabo-verdianas prenderam todos os tripulantes, que agora estão sob custódia para investigação.
Operação internacional
A ação, batizada de Ventos Alísios, foi coordenada pelo Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos (MAOC), uma plataforma com sede em Lisboa dedicada ao combate ao tráfico de drogas por via marítima. O MAOC reúne esforços de países como Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Irlanda, Reino Unido, Bélgica e Alemanha.
A operação também contou com a colaboração da Polícia Federal do Brasil, da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) e da Agência Nacional contra o Crime do Reino Unido, reforçando o combate global ao tráfico de entorpecentes.
As autoridades destacaram que a apreensão é mais um exemplo do uso de embarcações pesqueiras para encobrir operações criminosas de grande escala. O caso será investigado pelas autoridades portuguesas e cabo-verdianas, com apoio dos países envolvidos na operação.
Por: Vida Diária/ Bahiaextremosul/ Inf. EFE
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.