A diabetes é uma doença que assola grande parte da população. No Brasil, cerca de 15,7 milhões de pessoas receberam esse diagnóstico. O dado já é alarmante, mas a previsão é que esse número ultrapasse os 23 milhões até 2045.
Por isso, a orientação para quem convive com a enfermidade é adotar um estilo de vida saudável. Manter hábitos alimentares equilibrados, praticar atividades físicas regulares e realizar o acompanhamento médico são pilares fundamentais para o controle dos níveis de glicose no sangue. Assim, é possível prevenir complicações a longo prazo e proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes.
O controle do nível glicêmico, ou seja, da quantidade de açúcar no sangue, ajuda a reduzir o risco de complicações, auxiliando na melhora do cotidiano de pessoas com diabetes. Nesse sentido, a terapia nutricional impacta de maneira significativa e se controle. Isso porque o nível de glicemia pode se afetar de maneira positiva ou negativa de acordo com a alimentação das pessoas.
A nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil, Patrícia Ruffo, traz dicas alimentares e atividades físicas que podem auxiliar na promoção da qualidade de vida dos diabéticos. Confira abaixo.
Alimentação saudável e diabetes
Alguns alimentos podem afetar os níveis de glicemia, por isso é importante entender como eles agem no nosso organismo.
Além de uma boa alimentação, manter o preparo físico por meio de exercícios regulares é uma excelente forma de controlar a diabetes. Isso porque a atividade física é fundamental para a manutenção da saúde como um todo.
No caso da diabetes, os exercícios ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, aumentando a sensibilidade à insulina. Além disso, colaboram para a redução ou controle do peso, promovendo ainda melhorias no condicionamento do sistema cardiovascular. Veja abaixo mais benefícios das atividades físicas.
“É importante lembrar que é fundamental ter o acompanhamento de um médico e de profissionais de saúde como nutricionista e preparador físico para que a gestão do diabetes seja realizada de maneira mais completa e saudável de acordo com o perfil e as necessidades de cada pessoa”, conclui a nutricionista.
Por: Vida Diáia/ Saúde em Dia
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.