Teixeira de Freitas: A cidade ganha mais 48 novos brigadistas voluntários. Nessa segunda-feira (05), foram entregues os certificados dos participantes que fizeram o curso no inicio de abril com término no dia 28 de maio. O prefeito Temotéo Brito, Secretário Municipal de Segurança e Cidadania, Capitão Álvaro, vereadores e o diretor do departamento de Defesa Civil realizaram a cerimônia de entrega. O Sargento Jamildo Vilas Boas também recebeu certificado como instrutor na área de combate a incêndio.
Os formandos irão trabalhar diretamente com Erick Moutinho, Diretor do departamento de Defesa Civil. “Nós só conseguimos entregar esses certificados agora, devido alguns contratempos, como a festa da cidade, dentre outros. Teixeira possui a maior obrigada voluntária da Bahia, hoje com a entrega desses certificados somamos um total de 150 brigadistas no município”, explica o diretor.
Esses brigadistas voluntários poderão ser acionados em caso de desastres e outras situações como explica Erick. “Estas pessoas também são responsáveis pela sua rua, em seu bairro, estão capacitadas a lidar com pequenos acidentes domésticos, acidente automobilístico, ou seja, atuam em primeiros socorros, combate a princípio de incêndios, entre outros”, disse.
Todos os brigadistas têm seus empregos, são profissionais que já trabalham no comércio e vários outros lugares e agora poderão contribuir com sua comunidade. Erick diz que “essa brigada é totalmente voluntária, não tem nada prometido financeiramente para os mesmos. A Defesa Civil é um conjunto de ações de prevenção de socorro de preparação e de reconstrução, então esse curso está dentro da preparação. Nós precisamos ter um município preparado para qualquer situação”.
A Defesa Civil atua principalmente na prevenção, a pessoa ouviu um estralo em casa, com medo da casa desabar, pode sair de dentro e acionar a Defesa Civil, em caso de alagamento, muro caindo, um barranco que corre risco de desmoronar, a Defesa Civil atua. É muito ampla a área de atuação do departamento. “Nós atuamos desde a prevenção do afogamento em rios até locais de prevenção de incêndio em pastos, risco de eucalipto cair em cima das casas, então a pessoa, ao reconhecer o risco, ela pode acionar a Defesa Civil”, enfatiza.
A Defesa Civil pode ser acionada através dos números (73) 3011.2751 ou 9 9831.9000, o número da vivo funciona 24h. O diretor também disse que está aberto para passar esse curso para mais pessoas e vai abrir inscrições uma vez por ano. Os interessados poderão fazer a inscrição na sede localizada na Rua Sagrada Família, 651 – Bela Vista.
Erick agradeceu os parceiros que colaboraram para o curso acontecer, que forneceram camisas, caminhão pipa e outros: Apoio Centro de Formação, Euservice Extintores, Fase sport, GF Florestal e o Conselho de Segurança (Consep).
Por: Vida Diária/Mirian Ferreira
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.