Teixeira de Freitas, 26 de novembro: Na noite desta segunda-feira (25), foi realizada mais uma formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), que tinha como participantes alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Militar Anísio Teixeira. O evento contou com momentos especiais, como entrega de certificados, da premiação de melhor redação e muito mais.
A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Major Vagner Ribeiro representou o comandante do CPR ES Coronel PM Paraiso; O Major PM Muniz representou o Tenente Coronel Marcelo Carvalho (13º BEIC); Tenente Coronel Antônio Hélber Viana (comandante do 18º GBM); Major Robson Calmon (diretor militar); Mônica Santos (diretora pedagógica); Lígia Emília Penalva (coordenadora pedagógica); e Maria D’ajuda Baldrae (madrinha do PROERD).
De acorco com o Major PM Robson Calmon, diretor geral do CPM, “é uma grande satisfação que realizamos mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência, tivemos a participação de 208 alunos, concluintes do curso. Aqui, eles aprenderam a resistir e a dizer não às drogas e violência, então, foi um momento de interação e aprendizado. Além disso, tivemos a colaboração de nossos parceiros, que nos abrilhantaram com essa maravilhosa festa, com a presença da imprensa, pais, policiais militares e, o principal, os alunos do 7ª ano participantes do programa”.
“O PROERD vem sendo implantado ao longo dos anos no Estado da Bahia no coração e no cotidiano das crianças e dos adolescentes, conscientizando sobre os malefícios do uso das drogas e aceitação da violência. Por isso, precisamos, cada vez mais, dialogar com esses alunos em sala de aula, realmente resistir a esse caminho”, concluiu o major.
Segundo Mônica Santos, diretora pedagógica do CPM, “durante a realização do projeto, para a conclusão, os meninos são incentivados a produzirem um texto, em que eles precisam resumir com as próprias palavras tudo que aprenderam durante o programa. Hoje, tivemos 06 alunos contemplados, do 1º ao 6º lugar. O PROERD tem como objetivo atender alunos dos sétimos anos, pois trata-se de uma faixa etária de transição, saindo da infância para a adolescência, o que carateriza-se como um momento de vulnerabilidade, por isso, é importante o projeto ser aplicado nessas turmas”.
A aluna Jadla foi a ganhadora do prêmio de melhor redação, “nós tivemos um tema livre, em que poderíamos escrever tudo que aprendemos dentro do curso. Não esperava ganhar o primeiro lugar da redação, achava que meu texto foi bom, mas teve gente que fez melhor, ou seja, foi uma grande surpresa para mim. Sou aluna aqui do Colégio Militar Anísio Teixeira, se Deus quiser, devo ficar até o 3º ano do ensino médio”, disse Jadla.
Confira, abaixo, a lista da premiação de melhor redação:
1º lugar: Jadla Silva (7º ano A)
2º lugar: Aghata Santos (7º ano F)
3º lugar: Sophia Lauren (7º ano A)
4º lugar: Teodora Nobre (7º ano C)
5º lugar: Emanoel Franco (7º ano F)
6º lugar: Rhenan Nunes (7º ano F)
Como prêmio para a melhor redação, Jadla foi contemplada com uma bicicleta. Além do certificado e lembrancinha.
Sobre as matrículas para ingresso no Colégio Militar Anísio Teixeira, deve sair um edital na primeira semana de janeiro e o processo deve ser no próprio mês. Quem tiver interesse, basta procurar no site da PMBA e ficar atentos aqui no Vida Diária também.
Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.