Um importante encontro entre uma comitiva do Governo do Estado e representantes do povo Pataxó foi realizado nesta segunda-feira (31), na aldeia Pé do Monte, em Itamaraju. Durante as sete horas de reunião, diversos temas fundamentais foram discutidos, e alguns pontos de encaminhamento foram definidos para fortalecer os direitos e a segurança das comunidades indígenas da região.
Dentre os principais acordos firmados estão o combate às fake news que afetam as comunidades indígenas, a realização de reuniões com o Ministério Público e o Poder Judiciário estadual para acompanhamento dos processos relativos aos direitos indígenas, o acesso seguro das equipes de saúde às aldeias e o registro de denúncias sobre ameaças reportadas pelas comunidades.
A comitiva governamental foi composta pelo Secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, pelo Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e pela superintendente de Políticas para Povos Indígenas, Patrícia Pataxó.
Segundo Loyola, a reunião foi altamente produtiva e reforça o compromisso do Governo do Estado em dar os devidos encaminhamentos às demandas levantadas pelos Pataxó. “Trabalhamos dessa forma, ouvindo a todos, e assim vamos construir esse diálogo com transparência e responsabilidade, buscando medidas que contribuam para a pacificação das relações no Extremo-Sul do estado”, afirmou.
Já o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, ressaltou a importância da iniciativa. “A demarcação do território, o acesso às políticas públicas e a garantia da segurança são direitos dos povos indígenas. Nossa presença no território teve como objetivo ouvir as demandas da comunidade e atuar para promover um ambiente de paz”, declarou.
O encontro marca um avanço significativo no fortalecimento do diálogo entre o Governo do Estado e os povos indígenas, reafirmando o compromisso com a defesa dos direitos e a busca por soluções concretas para as demandas históricas das comunidades do Extremo-Sul.
Por: Vida Diária/ BES
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.