Enamed: curso de Medicina da UFSB em Teixeira de Freitas aparece entre os piores do país
Teixeira de Freitas: O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (19), os resultados do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), exame aplicado no ano passado para avaliar a qualidade da formação dos estudantes de Medicina em todo o país. Os dados foram apresentados durante um café com jornalistas.

O levantamento revelou um contraste significativo entre instituições de ensino superior. Enquanto algumas universidades alcançaram índices próximos ou iguais a 100% de proficiência, outras ficaram bem abaixo do desempenho considerado adequado. Entre os destaques negativos está a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus de Teixeira de Freitas, que aparece entre as universidades federais com as piores notas do Brasil.

De acordo com o MEC, as universidades estaduais tiveram desempenho geral melhor, com 97% delas atingindo nota adequada. Já entre as universidades federais, o índice de êxito foi de 95%.

No ranking das universidades federais mais bem avaliadas, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas, e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ambas com 100% de proficiência, lideram a lista. Também aparecem com bom desempenho instituições da Bahia, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus de Vitória da Conquista, com 97,4% de proficiência, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina.

Em contrapartida, a UFSB de Teixeira de Freitas obteve apenas 58,1% de proficiência, figurando entre as quatro piores universidades federais do país no Enamed. A situação é ainda mais crítica na Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Altamira, que registrou o pior desempenho nacional, com apenas 37,3%.

Confira as universidades federais com as notas mais baixas no Enamed:
 • UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), Teixeira de Freitas – 58,1%
 • UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Pinheiro – 57,1%
 • Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), Foz do Iguaçu – 54,5%
 • UFPA (Universidade Federal do Pará), Altamira – 37,3%

Entre as universidades estaduais, os melhores resultados foram registrados pela Unicentro, de Guarapuava (PR), com 97,5%, e pela Universidade de Pernambuco (UPE), campus de Garanhuns, com 97,2%. Já as piores notas estaduais ficaram com a Universidade Estadual de Roraima (UERR), com 51,7% de proficiência.

O Enamed é utilizado pelo MEC como um importante indicador da qualidade da formação médica no país e serve de base para políticas públicas, avaliação institucional e acompanhamento dos cursos de Medicina. O desempenho da UFSB reacende o debate sobre a estrutura, metodologia de ensino e condições de formação oferecidas aos estudantes no extremo sul da Bahia.

Até o momento, a UFSB não se manifestou oficialmente sobre os resultados divulgados pelo MEC.


Por: Vida Diária/Informações MEC

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

Banner alternativo
Exata
Gil Academia
Banner alternativo