A hora agora é de se preparar para o Teste de Aptidão Física e manter os estudos para outras seleções na área de segurança pública abertas pelo Brasil
Os concurseiros que realizaram no último domingo (22) as provas do concurso da Polícia Civil devem ficar atentos, agora, tanto às próximas etapas do certame quanto às datas das inscrições de outras seleções para área policial em outros estados brasileiros. São pelo menos 4.964 vagas abertas e há pouca diferença entre os conteúdos cobrados e – para quem já chegou até aqui – esses processos seletivos são novas oportunidades para ingressar na área.
Para aqueles que conseguirem seguir para as próximas fases do concurso da Polícia Civil baiana, é importante estar ciente do que será exigido pela organizadora nas etapas seguintes: o exame biomédico e o Teste de Aptidão Física (TAF). Segundo o edital, os selecionados para a nova fase terão os seus nomes publicados no Diário Oficial do Estado da Bahia e serão responsáveis pelo acompanhamento do local, data, horário e turma de realização dos exames. As informações também vão estar disponíveis no site da vunesp.com.br e no Portal do Servidor portaldoservidor.ba.gov.br. A organizadora não aceitará qualquer alegação de desconhecimento por parte do participante. Ou seja, o candidato que não ficar atento às publicações vai se prejudicar.
Exercícios
O TAF será composto por cinco provas, com exigências de resistência distintas para homens e mulheres. No teste de barra, os candidatos realizarão - de maneira dinâmica - um número mínimo de três repetições em sequência. Já as candidatas terão de ficar, no mínimo, 10 segundos penduradas no equipamento.
Para o teste de flexão abdominal, a organizadora estipulou um número mínimo em sequência de 36 repetições para eles e de 27 para elas. No teste de corrida de 12 minutos, os homens devem percorrer, no mínimo, 2.400 metros, enquanto as mulheres devem atingir pelo menos 1.600m. Por fim, os candidatos vão realizar os 50 metros de natação. O tempo mínimo para eles é de 1 minuto e 15 segundos e, para elas, 1 minuto e 30 segundos.
O preparador físico Lucas Macambira explica que, independente do candidato ser sedentário ou já ter uma rotina de exercícios, o ideal em termos de concursos públicos é que ele comece a se preparar entre 3 a 4 meses antes da primeira etapa.
“As regras do TAF já estão pré-estipuladas meses antes, sendo assim, podemos montar uma periodização de treinamento, respeitando principalmente a prescrição para os alunos sedentários e não precisar realizar um treinamento inadequado ou até perigoso”, diz. “Em se tratando de um candidato sedentário, o ideal é que ele procure inicialmente um médico para realizar todos os exames necessários para que seja liberado para a prática de atividade física, e daí procure uma academia ou um personal”, completa.
Dieta
A alimentação também é um elemento que pode ajudar no desempenho do candidato no TAF. A nutricionista clínica e esportiva Evelyn van der Broocke explica que, até a data dos exames físicos, o candidato deve evitar alimentos gordurosos e se hidratar bastante. “O ideal é beber 500ml de água 2 horas antes da prova e 300ml, nos 30 minutos antecedentes ao TAF. Opte também por ingerir alimentos com baixo índice glicêmico como batata doce, inhame, cereais, além de uma porção de proteína. Peito de frango, clara de ovo, carnes magras. Ou seja, aqueles de fácil digestão. Eles devem ser consumidos 1 hora e meia antes da prova”, aconselha.
Outras etapas ainda são preparadas pela organizadora. São elas exame psicotécnico, de caráter eliminatório, prova de títulos (etapa classificatória) e a última fase que é a investigação social e de conduta pessoal, de caráter eliminatório. De acordo com o edital, o prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
Por: Vida Diária/Correio.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.