Em fevereiro desse ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou estimativas preocupantes com relação à saúde dos brasileiros. O nosso país é o que tem, no mundo, a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade e ocupa a quinta colocação em casos de depressão. Os dados revelaram que 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população. O transtorno de ansiedade é marcado por sintomas como a dificuldade de concentração, problemas no sono e preocupação excessiva.
Saindo dos números e indo para a prática, é difícil alguém que não conheça ao menos uma pessoa que sofra desse mal. Qualquer sintoma de ansiedade excessiva que você tiver, não hesite em procurar um profissional de saúde o mais rápido possível. Dizem os especialistas, quanto mais rápido isso for feito, mais acelerada e eficaz será a cura.
Como o meu negócio aqui é falar de aplicativos, pensei em trazer sugestões que podem ajudar você aliviar um pouco a ansiedade. O primeiro aplicativo tem um nome que pode parecer estranho num primeiro instante: Querida Ansiedade (Terapia à distância) que é trazido pela psicoterapeuta Camila Wolf. A proposta é que você conheça um pouco do que seja a ansiedade e como ela funciona no organismo, aprenda a observar como a ansiedade se manifesta e como ela lhe afeta no dia a dia, além, claro, de fazer você aprender como identificar situações que lhe deixam ansioso e formas de reduzir a ansiedade. O aplicativo ensina, através de vídeos, a controlar uma crise sentindo e regularizando a respiração. Ainda é possível fazer exercícios práticos como aprender a meditar em situações do cotidiano e na hora de dormir, por exemplo. Uma das sugestões apresentadas é a “escrita terapêutica”. Escrever é uma forma de entrar em contato com os próprios pensamentos, sentimentos, sensações físicas e de comportamento e organizá-las para compreendê-las. O aplicativo oferece um passo a passo bem simples para que a pessoa possa fazer sem dificuldades todas as atividades.
A outra dica vem de um livro que virou uma febre mundial: o de colorir. É possível usar seu smartphone ou tablet para isso também. Especialistas defendem que o simples ato de parar tudo, e se dedicar à tarefa de colorir livros, pode ajudar a desacelerar o pensamento e diminuir um pouco a ansiedade. Na lojinha de aplicativos há várias sugestões gratuitas de livros digitais de colorir. Eu escolhi um que achei muito bom, o ColorMe – Livro para colorir (Adults Coloring Books). A vantagem é você não precisar comprar livros e caixas de lápis de cor. A desvantagem pode aparecer se o seu aparelho tiver uma tela muito pequena, isso pode dificultar os ícones de comando, mas não inviabiliza a proposta do aplicativo que faz você se divertir e se concentrar na pintura de diversas figuras que você pode escolher entre flores, animais, mandalas, mundo marítimo, pássaros, natal, corujas entre outros. Os resultados ficam muito bonitos e as pinturas são arquivadas numa galeria para você mostrar a seus amigos o resultado de sua criatividade. Eis um bom exercício de paciência com variados níveis de dificuldade. Eu recomendo!
Erb Aguiar – [email protected]
Com informações de O Estado de São Paulo
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.