Prado: Na noite desta terça-feira (29), foi realizada a grande final da 18ª edição do Festival Gastronômico de Prado, revelando quais os pratos vencedores em cada categoria. O tema deste ano foi “Sabores do sertão ao mar” e, mais uma vez, foi um grande sucesso, com recorde de faturamento da economia local.
Segundo o prefeito Gilvan Produções, “agradeço a Deus por mais essa oportunidade, por estar aqui encerrando mais edição do festival gastronômico, sabemos que a responsabilidade aumenta a cada edição, vamos lutar para que as próximas futuras edições sejam ainda melhores. Contamos com vários parceiros, que faz desse evento um grande sucesso, mostrando todo o potencial de nossa cidade, resgatando as nossas tradições e histórias. Queremos possibilitar mais eventos como o festival gastronômico”.
De acordo com Kel Góis, empresária do Restaurante Armazém, “este ano, com o tema ‘Sabores do sertão ao mar’, trouxemos uma característica do sertão, que é a fé. Com isso, elaboramos um prato que mistura a força do sertão misturado à dedicação e a fé. Personalizamos o restaurante com toda a temática abordada. O prato é constituído de uma massa fresca, saborisada de abóbora, com caviar falso, camarão, bolinho de moqueca misturado com cajá, então, foi uma explosão de sabor que relaciona o sertanejo ao mar, casando perfeitamente. Também concorremos na categoria sobremesa, em que apresentamos o Mandacaru (um brownie de rapadura com geleia de cupuaçu, sorvete de cupuaçu, melaço, suspiro de gengibre e um bolinho de tapioca)”.
Eliana Alves, presidente da APRHOPE, disse que festival movimentou toda a cadeia produtiva da cidade, acarretando em grande faturamento. “O Prado teve 100% de ocupação hoteleira durante o período do festival gastronômico, foram 10 dias de muito movimento, o comércio teve números bastante expressivos. Para nós, isso é um motivo de alegria muito grande, saber que mais uma vez entregamos um evento de festival gastronômico que é tão importante para a cidade, mudando todo o cenário econômico local, tudo se movimenta”.
Segundo Taísa Cancela, gestora de projetos do Sebrae, “nesses 11 dias do festival, tivemos mais de 3.700 pratos vendidos, com faturamento superior a R$ 400 mil só com os pratos participantes. Quando se leva em conta todo o cardápio dos restaurantes participantes, o faturamento ultrapassa os R$ 2 milhões (levando em consideração só período do festival). Imagina o que girou economicamente em outros setores, como comércio, transportes, mídias e hotelaria. Além disso, mais de 160 postos de trabalho foram gerados com o festival. Resumindo, o 18º Festival Gastronômico do Prado ultrapassou as nossas expectativas”.
“Com alegria muito grande, desde o início desta gestão, buscamos trazer a secretaria de agricultura e pesca para dentro do festival, neste ano conseguimos. Acredito que veio para ficar, pois temos mais coisas para fazer”.
“Missão dada é missão cumprida, os meus aplausos a todos da equipe Senac, que estiveram presentes em mais uma edição. Muito obrigada a cada um. É impressionante o quão Prado consegue transformar um festival gastronômico em um produto turístico, aliando turismo, gastronomia, artesanato e manifestações culturais, realmente é algo muito relevante”, agradeceu Nanci Fonseca, representante do Senac.
De acordo com Iracema Ribeiro, secretária de turismo de Prado, “celebramos a 18ª edição do festival Gastronômico do Prado com chave de ouro. O encerramento teve a participação do chef de cozinha Valter, trazendo as novidades da cozinha primitiva, um oferecimento da Reserva da Barra. Estamos muito felizes pela realização desse grande evento, que contou com várias parcerias. Quero agradecer a todos que participaram dessa edição, na próxima teremos ainda mais novidades, aguardem!”
Conforme Enivaldo Piloto, representante do Sebrae, o festival obteve “números extremamente positivos, com destaque para a comercialização de artesanatos, além dos inúmeros pratos vendidos no período do festival. Não poderia deixar de falar de toda a equipe da agricultura familiar, da pesca e muito mais. O nosso foco sempre será o desenvolvimento da comunidade local”.
“Estou feliz e aliviado pelos 18 anos do festival, quero saudar a todos e dizer como é potente unirmos poder público e poder privado em benefício do coletivo, mudando a realidade das pessoas e fortalecendo a maior sinergia que esse evento tem, que é a relacão com a cultura, um evento para todos, pois envolve a agricultura familiar, os pescadores, os empresários, os gestores e muito mais”, disse Antônio Carlos, vice-prefeito do Prado.
“É uma imensa alegria e satisfação estar aqui, participando de um evento maravilhoso, trazendo pessoas a nível nacional (turistas de várias partes do país levando produtos de nossa cidade)”. Falou Lenilson Felipe, Secretário de Agricultura.
Confira abaixo os vencedores de cada categoria do 18º Festival Gastronômico do Prado:
CATEGORIA LANCH
CATEGORIA PETISCO
CATEGORIA PIZZA
- 3º LUGAR : LA BELLA PIZZARIA
- 2º LUGAR : CHOPERIA E PIZZARIA JUBIABÁ
- 1º LUGAR : PIZZARIA LA VERA
CATEGORIA ORIENTAL
CATEGORIA DRINK
CATEGORIA SOBREMESA
- 3º LUGAR : ARMAZÉM RESTAURANTE
- 2º LUGAR : JULIANA MARTINS DOCERIA
- 1º LUGAR : BANANA DA TERRA
CATEGORIA PRATO PRINCIPAL
- 3º LUGAR : CANGACEIROS DO PRADO CULINÁRIA NORDESTINA
- 2º LUGAR : RESTAURANTE SORRISO BAIANO
- 1º LUGAR : BANANA DA TERRA
Por: Vida Diária/Robson Dias e Mírian Ferreira
Fotos: Nadson Camargo
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.