O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), referência em assistência à saúde no Extremo Sul da Bahia, realizou, na última semana, a integração dos primeiros residentes de medicina da unidade. Os profissionais iniciam sua formação nas especialidades de Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia e Cirurgia Geral.
O Programa de Residência Médica da unidade é regulamentado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Para o diretor geral do HECB, Marco Antônio Andrade, a implantação de uma residência, em menos de um ano de inauguração do hospital, reflete o compromisso da unidade com o ensino e pesquisa e com o desenvolvimento da saúde da região. “A implantação da residência é, sem dúvida, um marco para saúde do extremo Sul, possibilitando a formação médica especializada de alta qualidade, trazendo impactos positivos para toda a região”, afirmou.
De acordo com o supervisor da Residência em Anestesiologia, Paulo Arnon, o início do Programa de Residência também representa uma grande oportunidade de aprendizado para os profissionais. “Durante sua jornada de especialização, o médico residente não deve apenas buscar excelência técnica, mas também desenvolver um olhar humanizado, respeitando e cuidando do próximo com empatia e dedicação”, destacou.
Ao longo da especialização, os residentes aprovados terão a oportunidade de integrar a rotina hospitalar, desenvolvendo habilidades técnicas e adquirindo experiência prática sob a supervisão de uma equipe altamente qualificada em um ambiente de alta complexidade.
Para Geizeli Dias, recém-aprovada na Residência em Clínica Médica, o programa será uma oportunidade de crescimento profissional com impacto social. “É uma experiência única que proporciona aprendizado intensivo e prático em um ambiente desafiador. Além disso, o programa desempenha um papel essencial ao permitir que médicos residentes contribuam diretamente para a melhoria da saúde e do bem-estar da população local, contribuindo para o acesso a cuidados especializados”, pontuou.
Como concorrer a uma vaga – Profissionais de medicina da Bahia e outros estados podem se inscrever no processo seletivo, o qual pode ser consultado no site www.strixeducacao.com.br/. Para concorrer a uma das vagas oferecidas em cada especialidade, o candidato deve realizar uma prova escrita, cujo local, data e horário são informados no edital.
Por: Vida Diária/Ascom
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.