O cenário de endividamento persistente entre as famílias brasileiras destaca a necessidade urgente de uma abordagem estratégica para o planejamento financeiro. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), cerca de 76,6% das famílias enfrentam dívidas em diferentes formas, evidenciando a importância de se organizar financeiramente.
Gracilene Mendes, professora de Ciências Contábeis no Centro Universitário UniFG, compartilha dicas valiosas para iniciar o ano de 2024 com uma vida financeira mais saudável:
1. Desenvolva Critérios Pessoais de Organização Financeira
– Avalie como lida diariamente com seu dinheiro, orientando suas decisões cotidianas.
2. Estabeleça Suas Prioridades
– Divida sua renda em contas essenciais, despesas supérfluas e reservas, ajustando conforme as necessidades familiares.
3. Equilibre o Gosto e a Necessidade
– Faça escolhas conscientes ao separar o que gosta do que realmente precisa, evitando gastos desnecessários.
4. Priorize Pagamentos à Vista
– Evite parcelamentos que comprometem o orçamento, priorizando pagamentos à vista e negociando benefícios.
5. Programe uma Reserva Automática
– Cultive o hábito de economizar, programando reservas automáticas para enfrentar imprevistos ou realizar sonhos.
6. Invista na Reserva
– Inicie com a poupança para criar o hábito de economizar; posteriormente, explore outras oportunidades como Tesouro Direto.
7. Use o 13º e Terço de Férias para Renegociar Dívidas
– Aproveite recursos extras para renegociar dívidas, dividindo em parcelas compatíveis com seu orçamento.
Ao planejar o novo ano, a conscientização sobre as finanças pessoais é crucial. Mendes destaca a importância do equilíbrio na tríade “preciso, posso, quero” para evitar tornar-se escravo do dinheiro. Ao seguir essas estratégias, é possível iniciar 2024 com uma abordagem mais consciente e saudável em relação às finanças pessoais.
Por: Vida Diária/SN
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.