Teixeira de Freitas vem se consolidando como celeiro gastronômico no Extremo Sul da Bahia. É o que mostram os dados divulgados nesta segunda-feira (31) pelos organizadores do 10º Festival Gastronômico Sabores de Teixeira. Foram 17 dias de uma imersão na proposta da alta gastronomia, proporcionando com a realização do festival uma movimentação de R$ 3.948.387,00 e quase R$ 1 milhão em mídia espontânea.
A apresentação dos resultados foi feita durante o encerramento do festival no espaço Casa Mais, entre organizadores, patrocinadores, autoridades, imprensa e empresários dos 37 estabelecimentos participantes. A noite foi marcada também pela premiação dos estabelecimentos em 12 categorias, além das principais. (Confira abaixo).
Entre as saudações iniciais, o gerente do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, parabenizou os empresários pela superação a cada edição. “Agradeço também pela parceria de sempre à Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, CDL e Senac, é uma honra poder acompanhar as 10 edições do Festival, participar do crescimento no setor da gastronomia e desenvolvimento da cidade”, celebrou.
Representando a Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Marcelo Belitardo, o chefe de gabinete Henny Aramuni destacou a potencialidade do empresariado como diferencial no evento. “Vocês engrandecem o evento, tornam a cidade pujante e com todo crescimento do setor, transformaram Teixeira de Freitas em uma entre as 10 cidades de destaque na Bahia. A gestão pública se orgulha muito de poder acrescentar, através dos investimentos feitos, em vários setores”, destacou.
Também tiveram momento de falar para parabenizar os organizadores e saudar os empresários participantes, o vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sincomércio, Alisson Ferreira, o presidente da CDL, José Carlos da Rocha, representando o Senac, Bruno Fernandes, representando os patrocinadores, e os empresários Felipe Checon e Bruno Oliveira representando todos os empresários do Festival.
10º Festival Sabores de Teixeira
Esta edição trouxe o tema “Alta Gastronomia – Criatividade que transforma” e apresentou a fina gastronomia em 56 pratos, que cumularam a venda de 8.193 pratos vendidos ao longo do Festival e um faturamento superior a R$ 641 mil, somente com pratos do Festival e R$ 92.236,00 com o total de pratos vendidos durante os 17 dias de evento, o que representa um incremento de 35% no faturamento dos estabelecimentos.
O Festival proporcionou a capacitação de mais de 200 funcionários e a experiência de aprendizado também a mais de 1080 pessoas inscritas nos 11 workshops da Cozinha Show, 12 workshops da Cozinha Kids e os 4 momentos especiais dos Desafios Gastronômicos no Espaço Gourmet.
Foram gerados novos postos de trabalho, com 14 novos colaboradores contratados e investimento de R$ 84 mil nos negócios.
Ganhadores por categoria
– Melhor engajamento nas redes sociais: Juliana Martins Cake Designer, bicampeã por 2 anos consecutivos
– Melhor garçom: Tim, do restaurante Quinta do Barreira
– Maior número de curtidas no prato, na rede social oficial do festival (nova modalidade): Juliana Martins Cake Designer
– Cozinha Eficiente (nova modalidade de reconhecimento): O Rei do Pirão
– Prato mais vendido (nova modalidade): Viena 1683, do estabelecimento O Fino do Leite
– Drinks: Armazém, O Rei do Pirão e Bendito Café
– Entradas/ petiscos: Minato, Armazém, O Rei Gastrô Bar (estreia)
– Hambúrguer (nova categoria): Stop Burguer (estreia), Venturim SteakHouse e House Burguer
– Lanche: Belo Café, Querida Tapioca (estreia), O Fino do Leite
– Pizza (nova categoria): Bora Pizza, Tio Rocket’s (estreia), Casa da Pizza (estreia)
– Sobremesa: Brigadeiríssimo, Bendito Café e Delícias da Dreza
– Prato Principal: Armazém, Plaza Bistrô e Quinta do Barreira
Por: Vida Diária/ASCOM
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