A principal causa de hospitalização de idosos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Rio de Janeiro e no Amazonas nas últimas semanas é a covid-19. A síndrome é uma complicação resultante de infecções por vírus, como covid-19, influenza e o sincicial respiratório.
A informação está no boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) nesta quinta-feira (4). Os dados são do período de 24 a 30 de agosto. As notificações de SRAG por covid-19 aumentaram nos estados do Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Piauí e Paraíba, além do Distrito Federal.
Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentaram especialmente em crianças pequenas de até quatro anos no Amazonas. A alta tem a ver com um aumento das hospitalizações por Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Já em outras unidades da federação, como Amapá, Goiás, Distrito Federal e Rio de Janeiro, o estudo sinaliza que o crescimento da doença atinge mais as crianças e os adolescentes e está relacionado ao rinovírus. No Espírito Santo, o aumento ocorre especialmente na população idosa.
Segundo a pesquisadora responsável pelo InfoGripe, Tatiana Portella, apesar do cenário da covid-19 no país ainda não apresentar níveis preocupantes, a recente atividade do Sars-CoV-2 em muitos estados é um alerta para que a população de risco verifique se a vacinação está atualizada.
Foram registradas 10.051 mortes por SRAG em 2025. Entre elas, 52,7% por influenza A; 1,8% por influenza B; 12,1% por VSR; 13% por rinovírus; e 21,2% por covid-19. Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os óbitos positivos foi de 23,8% para influenza A; 2,2% para influenza B; 18,1% para VSR; 27,9% para rinovírus; e 26,7% para covid-19.
Por: Vida Diária/Agência Brasil
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.