A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estima que, nos próximos quatro anos, cerca de 19 milhões de trabalhadores celetistas optem por consignar seus salários, o que pode resultar em mais de R$ 120 bilhões em empréstimos contratados. Esse número corresponde a aproximadamente 42% do total de trabalhadores formais no país, que soma 47 milhões, incluindo 2 milhões de domésticos, 4 milhões de trabalhadores rurais e MEIs.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editará nesta quarta-feira (12) uma medida provisória (MP) que cria uma linha de crédito voltada para trabalhadores da iniciativa privada. O programa, denominado Crédito do Trabalhador, amplia a oferta de empréstimos consignados para empregados do regime CLT, incluindo trabalhadores rurais, domésticos e MEIs.
Pelo sistema, o trabalhador pode usar como garantia até 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória em caso de demissão.
A MP será assinada hoje pelo presidente Lula em uma cerimônia com a presença de representantes dos empresários e dos trabalhadores. Também estarão presentes o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Por se tratar de uma medida provisória, a norma tem força de lei e vigência imediata, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para ser definitivamente convertida em lei, com possibilidade de modificações pelos parlamentares.
Por: Vida Diária/Bahia.ba
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.