O aguardado Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) está nos estágios finais de preparação para sua inauguração, prevista para ocorrer ainda no primeiro trimestre de 2024. Localizado em Teixeira de Freitas, a unidade é parte da rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) da Bahia e tem como objetivo se tornar uma referência na prestação de serviços de saúde para a região do Extremo Sul do estado.
Com um investimento de mais de R$ 150 milhões, o HECB será estruturado como um Hospital Geral de Referência Macrorregional, oferecendo um total de 216 leitos, incluindo 30 destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O hospital operará exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com o processo de admissão de pacientes sendo gerenciado pela Central Estadual de Regulação.
A Secretária da Saúde, Roberta Santana, expressou sua satisfação com os progressos alcançados: “Tenho acompanhado a chegada dos equipamentos e a finalização das obras do Costa das Baleias. A nossa expectativa de entregar esse equipamento de alta tecnologia e ver a melhoria na assistência à saúde da população da região só cresce na medida em que vemos o hospital ficando pronto.”
O HECB desempenhará um papel crucial na estratégia de regionalização da saúde, ampliando a Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas e a Rede de Atenção às Urgências do Estado. Modernos equipamentos médicos, incluindo macas, camas, autoclaves, aparelhos de raio-x, ressonância magnética, mamografia, angiografia, e outros, já foram entregues e estão prontos para uso.
“O Costa das Baleias será uma referência para o Extremo Sul da Bahia e contribuirá decisivamente para a nossa estratégia de regionalização da saúde”, explicou a Secretária da Saúde. O hospital fornecerá atendimento e diagnóstico em diversas especialidades, tais como cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria e saúde mental.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.