O número de casos confirmados de Febre do Oropouche vem aumentando na Bahia, com um total de 628 diagnósticos positivos até o momento, de acordo com a última atualização do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) divulgada na quinta-feira 6. No Extremo Sul do estado, as cidades de Itamaraju e Porto Seguro registraram, respectivamente, 5 e 2 casos confirmados, gerando preocupação entre as autoridades em saúde.

A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, um pequeno inseto conhecidocomo maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas. Os sintomas incluem dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia, e são similares aos de outras doenças como dengue e chikungunya, o que exige atenção para um diagnóstico correto.

Embora os sintomas da febre geralmente durem de 2 a 7 dias e não deixem sequelas, em casos mais graves o tempo de recuperação pode ser prolongado. Até agora, não foram registrados óbitos associados à infecção pelo vírus da Febre do Oropouche no Brasil.

Diante deste aumento de casos, as autoridades de saúde enfatizam a necessidade de procurar atendimento médico imediato ao primeiro sinal de sintomas. Além disso, é preciso intensificar as medidas de prevenção e controle de vetores, como a eliminação de criadouros do mosquito, para impedir a propagação do vírus.

As cidades de Itamaraju e Porto Seguro estão em alerta, e as equipes de saúde continuam monitorando a situação de perto, enquanto campanhas de conscientização e informação são promovidas para educar a população sobre como se proteger e evitar a disseminação da doença.

 

Por: Vida Diária/ ExtremoSulfm

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo