Justiça atende ação do MP para garantir gestão da água de rios no extremo sul

A pedido do Ministério Público do Estado da Bahia, a Justiçar determinou que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) elabore o Plano de Recursos Hídricos da Bacia dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu, localizada no extremo sul da Bahia, no prazo de 24 meses após o trânsito em julgado da decisão.

Além disso, a Justiça determinou que o órgão forneça, em até seis meses, estrutura adequada ao Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH-PIJ), incluindo espaço físico, equipamentos e mobiliário necessários para o pleno funcionamento da entidade.

A decisão resulta de ação civil pública proposta pelo MPBA, por meio do promotor de Justiça Fábio Fernandes Corrêa, após a constatação da ausência do plano e da falta de condições estruturais do Comitê.

Os Municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itanhém, Lajedão, Medeiros Neto, Vereda e Teixeira de Freitas integram totalmente a bacia. Enquanto que Itamaraju, Jucuruçu, Nova Viçosa, Prado e Mucuri tem parte de seus territórios na bacia.

 “O plano é um instrumento essencial para a gestão dos recursos hídricos e sua ausência tem contribuído para agravar os problemas da região. O extremo sul da Bahia já passou por sérias situações de escassez hídrica. O Município de Ibirapuã, inclusive, chegou a decretar estado de calamidade”, ressaltou o promotor de Justiça Fábio Fernandes Corrêa.

O MPBA destacou que, embora tenha tentado solucionar a questão extrajudicialmente, passados quase dois anos da instauração do inquérito civil, não houve avanços por parte do Inema. De acordo com a sentença, a elaboração do plano deverá seguir os parâmetros estabelecidos pela Lei nº 9.433/97, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos.

O objetivo é assegurar uma gestão sustentável da água, prevenindo crises e garantindo o abastecimento para a população e para os diversos usos da bacia.

 

Por: Vida Diária/O Sollo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo